As irmãs Makioka

As irmãs Makioka Junichiro Tanizaki


Compartilhe


As irmãs Makioka





Um marco da literatura moderna japonesa, este romance, escrito sob o impacto da Segunda Guerra, retrata o cotidiano de quatro irmãs oriundas de uma família da conservadora região de Kyoto e Osaka, encenando uma sutil discussão dos costumes, da cultura e das tradicionais relações sociais japonesas.

Tradição é a chave da história. Publicada originalmente em três volumes e censurada, segundo o próprio autor, certamente "por não ser uma literatura adequada para os tempos de guerra", a obra expõe os conflitos entre os valores japoneses e ocidentais, bem como o impacto da modernização do país nas relações privadas, com tamanha beleza e sensibilidade, que de modo algum soa como crítica social ou política (muito embora a censura possa ter assim interpretado sua exaltação ao passado e ao naturalismo).

Pelo contrário, a sutileza deste retrato está na forma como Tanizaki percorre as paisagens e os temas tradicionais caros ao Japão - os templos e santuários, as cerejeiras em flor, as estações, as padronagens dos quimonos, o teatro "kabuki", o matrimônio nas famílias abastadas, etc. - eternizando-os. Uma espécie de retorno a um universo preservado, aos ciclos naturais, a um mundo pré-militarista. Diferentemente de suas outras obras, em As irmãs Makioka Tanizaki deixa de lado aspectos como a sensualidade e o fetichismo para contar um drama sutil de opressão doméstica no seio de uma próspera família.

Yukiko, a terceira das irmãs Makioka, é a personagem mais emblemática, a guardiã dos costumes e da tradição. Não é por acaso que uma partícula de seu nome compõe o titulo original do livro. "Sasameyuki" - neve fina, aquela última a cair no inverno, símbolo derradeiro de um Japão não ocidentalizado.

A obra As irmãs Makioka foi adaptada três vezes para o cinema, sendo que em 1983 pelo diretor japonês Kon Ichikawa.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
As irmãs Makioka

Similares

(18) ver mais
Kyoto
O tartufo; O misantropo
Amor insensato
A vida secreta do senhor de Musashi e Kuzu

Resenhas para As irmãs Makioka (50)

ver mais
Maçante porém tem seus momentos e um grande valor literário
on 7/9/22


Confesso que em pelo menos 50% da história eu estava lendo no modo automático, de forma rápida e sem prestar tanta atenção, porque achei bastante entediante tudo que acontecia da introdução ao desenvolvimento e eram poucas as situações que retinham meu foco pleno; entretanto, foi mais uma das minhas leituras onde o desfecho fez valer a pena a experiência. Também pode ser encaixado como mais um caso de expectativas altas demais pois, depois de ler "O Diário de um Velho Louco" do mesmo... leia mais

Estatísticas

Desejam398
Trocam2
Avaliações 4.2 / 358
5
ranking 46
46%
4
ranking 39
39%
3
ranking 11
11%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Filipe
cadastrou em:
06/01/2009 13:37:36
Jenifer
editou em:
19/03/2023 21:31:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR