Rodrigo Zafra Toffolo


0.0
0 avaliações

Nascimento: 09/06/1984 | Local: Brasil - São Paulo - Santos

Rodrigo Zafra Toffolo nasceu em Santos(SP) em 1984.
Formado em jornalismo pela UniSantos, cursou cinema no Centro Europeu de Santos. É escritor e roteirista.
Contista na revista literária digital A Capitolina desde janeiro de 2014 e colaborador fixo na revista Samizdat desde novembro de 2014.

Em julho de 2013, publicou seu primeiro livro de contos, o e-livro Um dia na vida, disponível gratuitamente no Recanto das Letras.

Publicou contos nas antologias Moedas para o barqueiro, Marcas na Parede e Dias Contados, pela Andross Editora, entre 2009 e 2010.
Premiado em 6º lugar no 6º Concurso Literário de Suzano (SP), em 2010 – publicado na revista Trajetória Literária – e no 2º Concurso de Contos Belacop, em 2011 - onde integra o livro Pequenas histórias, grandes emoções.
Publicou conto, também, no fanzine digital Terror Zine - Minicontos de Terror, editado por Ademir Pascale.
Em 2012, teve o miniconto Nada além... publicado no e-book Geração em 140 caracteres, pela Geração Editorial, e os minicontos Amanhã e Ontem e Ato reflexo publicados no e-book Cem palavras para deixar sem palavras, resultado do concurso da Biblioteca de Americana(SP).
Escreveu um microcapítulo do livro da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, participando do concurso cultural "Twitteratura" organizado pelo escritor Marcelino Freire.
Menção Honrosa no 2º Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso (da 8ª Feira do Livro de Santa Rosa-RS) com o conto de Ficção Científica Hipérbole.
Classificado entre “Os 100 melhores poemas do 3º. TOC140″, promovido pela 8ª Festa Literária Internacional de Pernambuco, com o minipoema Depois.
Quinto lugar no II Concurso Nacional de Contos "Cidade de Lins" com o conto Existência.
Participou do projeto coletivo Declame para Drummond 2012, iniciativa da poeta e produtora cultural independente Marina Mara, em homenagem ao 110º aniversário do poeta Carlos Drummond de Andrade, com a poesia Que Geração?
Finalista do concurso "Seja nosso novo colunista", do site Os Desmandamentos (editado pelo escritor Leandro Leite Leocádio), com a resenha O que realmente importa da vida, sobre a HQ Daytripper, de Fábio Moon & Gabriel Bá.
Entre 2013 e 2014, teve contos publicados nas edições 38 e 40 da revista literária digital Samizdat - Uma Vida e Pelo tempo que durar, respectivamente.
Teve ainda, em 2014, a obra Paixão publicada no site EntreContos, e nova participação no Declame para Drummond, agora com a poesia Duplo.

É de sua autoria o e-book A Temática Social no Cinema Brasileiro - Do Cinema Novo a Cidade de Deus, no qual investiga as relações entre o cinema brasileiro da década de 60 e o da retomada.

Roteirista de curtas-metragens, escreveu Ao Nascer do Sol, dirigido por Marco Rodrigues (2009).
Produziu e dirigiu outros dois textos seus: Um dia para recomeçar e Pague para morrer (2006).
Atuou na equipe de produção do curta-metragem Contra Mão, dirigido pelo cineasta Adriano Lírio e realizado durante o 6º Festival Santista de Curtas-Metragens (Curta Santos) em 2008.
Em 2013, participou do curta-metragem coletivo Meio Dia (sob orientação e direção do cineasta Dino Menezes) e fez a pesquisa e roteiro de Holerite - Documentário sobre o jovem professor.
Em 2014, realizou o curta-metragem A Janela, que participou da mostra Tema Livre de maio do Festival do Minuto.

contos

Livros publicados por Rodrigo Zafra Toffolo (1) ver mais
    Um dia na vida


Estatísticas
Seguidores1
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Rodrigo
editou em:
26/11/2014 12:01:47