Falcão Mulheres e o Tráfico

Falcão Mulheres e o Tráfico Celso Athayde...


Compartilhe


Falcão Mulheres e o Tráfico





Falcão — Mulheres e o Tráfico é a continuação do projeto pioneiro que resultou no documentário e no livro Falcão — Meninos do Tráfico, lançado no ano de 2006, em co-edição da Central Única das Favelas (Cufa) com a Objetiva. Trabalhando em favelas de todo o Brasil com meninos envolvidos no tráfico de drogas, os autores MV Bill e Celso Athayde descobriram que a vida desses "falcões" estava visceralmente ligada à trajetória de suas mães, filhas, irmãs, amigas, esposas e namoradas.

Em Falcão — Mulheres e o Tráfico, os autores contam histórias de mulheres de diferentes idades, valores e projetos de vida, que de alguma maneira passaram a interagir e, em alguns casos, a integrar a indústria do tráfico de drogas. Este livro é o relato de como os autores conheceram essas mulheres e de sua convivência com elas. Além disso, é também um esforço para que o Brasil conheça a história delas.

"Não queremos que nossa contribuição se limite aos filmes, documentários e livros, que, é claro, têm sua importância. O mundo no qual penetramos nos mostrou o quanto o problema é grande, o quanto o buraco é mais embaixo. Ao tentar desmistificar a questão dos jovens, descobrimos que essa realidade está entrelaçada, formando uma teia com outras realidades. Nessa teia, estão, também, elas, as mulheres", escreve Athayde na apresentação do livro.

Realizado a partir de oito anos de entrevistas, Falcão — Mulheres e o Tráfico é narrado em primeira pessoa pelos autores, que transcrevem numa linguagem franca e direta as conversas que tiveram com dezenas de mulheres em favelas de todo o país sobre suas experiências com o tráfico de drogas. São relatos emocionados, duros, e muitas vezes chocantes, de mães que perderam filhos ainda jovens, de mulheres embrutecidas pela violência e que passam a comandar o tráfico com mão-de-ferro, de tristes prostitutas que se vendem por um punhado de drogas – em suma, mulheres que aprenderam a viver sob uma nova ordem moral.

Ao tratar dessa realidade feminina brasileira, Falcão – Mulheres e o Tráfico acrescenta uma nova dimensão à discussão sobre a desigualdade econômica e social e a questão da segurança pública. Enquanto narram suas histórias, os autores também discutem temas polêmicos como racismo, repressão policial e a importância do trabalho social e do movimento hip hop para a juventude que vive nas favelas, num livro fundamental para quem pretende entender o problema da violência no Brasil.


Edições (1)

ver mais
Falcão Mulheres e o Tráfico

Similares

(7) ver mais
Falcão: Meninos do Tráfico
123 respostas sobre drogas
Cabeça de Porco
Mulheres que não sabem chorar

Resenhas para Falcão Mulheres e o Tráfico (14)

ver mais
Escolhi ler e nem sei bem porque... normalmente esse tipo de livro vem cheio de mi mi mi e se volta totalmente pra vitimizar os personagens. Morro de preguiça disso!!!! Esse, no caso, não tomou esse caminho . Mostra bem naturalmente o lado dos retratados que são descritos como são na realidade, com motivos justos ou não, toscos às vezes, frios sempre, mas sem a maquiagem do " sou incompreendido e ninguém me deu oportunidade". Valeu a leitura.... leia mais

Estatísticas

Desejam68
Trocam8
Avaliações 4.0 / 258
5
ranking 40
40%
4
ranking 34
34%
3
ranking 19
19%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

25%

75%

João gregorio
cadastrou em:
18/01/2009 14:29:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR