273 MEMBROSver todos
2 MODERADORES
6 GRUPOSver todos
6 AUTORESver todos

Steampunk

"O SteamPunk é um sub-gênero da Ficção Científica passado em uma realidade alternativa, cuja proposta estética remete ao Século XIX, como se a Era Vitoriana tivesse sido de tal forma bem sucedida que seus costumes, tecnologia e cultura tivessem perdurado por muito mais do que de fato perduraram.

Nesta realidade retrofuturista, conquistas magníficas foram alcançadas pela tecnologia graças a constantes Físicas que favorecem a eficiência da mecânica e o poder da eletricidade em dar origem a máquinas capazes do impensável.

O fascínio pelo progresso tecnológico e por tudo que o Homem alcançou, contudo, convive com uma ignorada mas constante degradação ambiental, profundas diferenças sociais e com a iminência da desgraça que vai se tornando cada vez mais difícil de ser evitada.

Uma Distopia travestida de Utopia, a sociedade retratada no gênero SteamPunk é uma caricatura do mundo em que vivemos, onde a tecnologia convive grotesca e intrusivamente com os interesses sociais, interrompendo a passagem com os trilhos de um progresso desmedido e tortuoso, mal planejado e orientado por motivações que têm muito menos relação com as necessidades "humanas que com com interesses corporativos.

A origem do termo SteamPunk é recente, tendo surgido em meados da década de 80, quando Kevin Wayne Jeter tentava rotular seus trabalhos e os de seus colegas escritores Tim Powers e James Blaylock, que escreveram uma série de romances entre 1979 e 1986 cuja característica mais marcante eram as histórias de Ficção Científica passada na época Vitoriana, com tecnologia retrô e claras influências em clássicos da literatura de Ficção Científica.

Constantes inspirações no gênero SteamPunk, os romances de Ficção Científica do século XIX, como '20.000 Léguas Submarinas' e 'Da Terra à Lua', de Julio Verne; 'A Máquina do Tempo' e 'Guerra dos Mundos', de H. G. Wells; 'Frankenstein', de Mary Shelley; e 'A Connecticut Yankee in King Arthurs Court', de Mark Twain, não escapam, hoje, de ser associados ao novo gênero."
texto produzido pelo Conselho Steampunk

Dono: Bruno Criado em: 16/06/2010


Grupo de acesso privado.

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR