O engate

O engate Nadine Gordimer


Compartilhe


O engate





Prêmio Nobel de 1991, Nadine Gordimer narra uma história de amor perturbada por conflitos étnicos e econômicos. A sul-africana Julie, branca de família rica, apaixona-se por Abdu, imigrante de origem árabe. Eles partem para a terra natal de Abdu, uma aldeia miserável no deserto, mas a relação é abalada pelas promessas de viagem aos Estados Unidos.

O romance O engate desloca uma jovem branca e rica da África do Sul pós-apartheid para a desolação de uma aldeia miserável às margens do deserto, num país árabe de sociedade paternalista e regime ditatorial.

Julie Summers, filha de um banqueiro de Johannesburgo, conhece Abdu, um mecânico de pele escura, e por ele se apaixona. Trabalhando de forma ilegal na África do Sul, Abdu foi obrigado a ocultar seu verdadeiro nome, Ibrahim, a fim de permancer clandestinamente no país. Julie optou por um estilo de vida alternativo, em companhia de um grupo de amigos boêmios.

Os dois se conhecem na oficina onde ele trabalha e a atração que sentem é imediata, não apenas no plano sexual, mas também pelas possibilidades de transformação que representam um para o outro. Abdu sonha com sua inserção definitiva no mundo ocidental. Para Julie, a reinvenção de sua própria vida pode estar na descoberta do universo islâmico.

Por problemas burocráticos, Abdu é extraditado e volta à sua terra natal. Julie foge com ele e procura adaptar-se às tradições da pequena e empobrecida terra natal de Abdu. Ele, porém, alimenta sonhos de tentar a vida nos Estados Unidos.

O conflito entre perspectivas de vida e anseios tão díspares move a trama dessa narrativa feita de intensos choques culturais e afetivos. Nadine Gordimer, prêmio Nobel de 1991, concilia o tom reflexivo de seu estilo com o tratamento realista do enredo, numa história que nasce da interioridade dos personagens para revelar questões complexas e fascinantes do mundo contemporâneo.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
O engate

Similares

(4) ver mais
Minha Guerra Particular
O Apelo de Shirin Ebadi ao Mundo
A história do meu filho

Resenhas para O engate (10)

ver mais
Esta é uma história de amor entre contrários . Do amor de Julie , uma sul- africana branca de família rica , por um árabe que diz chamar-se Abdu, imigrante ilegal , sem posses , prestes a ser deportado .Do amor de uma cultura euro-americanizada e afluente por outra que lhe é praticamente antagônica a do islã e vice -versa. Amor complexo , feito de aproximações , barreiras e inversões culturais ... leia mais

Vídeos O engate (1)

ver mais
Resenha: O engate, de Nadine Gordimer - Projeto Ferrante Indica

Resenha: O engate, de Nadine Gordimer - Proje


Estatísticas

Desejam42
Trocam2
Avaliações 3.9 / 111
5
ranking 31
31%
4
ranking 38
38%
3
ranking 26
26%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Winston Alegran
cadastrou em:
15/04/2010 21:02:16
Jenifer
editou em:
26/05/2021 15:04:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR