Porque me ufano do meu país

Porque me ufano do meu país Afonso Celso


Compartilhe


Porque me ufano do meu país





O adjetivo ufano provém da língua espanhola e significa a vanglória de um grupo arrogando a si méritos extraordinários. Portanto, no caso do Brasil, pode-se afirmar que o ufanismo é a atitude ou posição tomada por determinados grupos que enaltecem o potencial brasileiro, suas belezas naturais, riquezas e potenciais.
Na verdade os ufanistas acabavam por extrapolar ao se vangloriar desmedidamente das riquezas brasileiras, muitas vezes expondo a si e ao país uma situação que seria interpretada por outros como arrogância, ou vaidade excessiva..
Ufanismo é o patriotismo acrítico, ingênuo e incondicional. Essa expressão é utilizada no Brasil em alusão a obra "Por que me Ufano pelo meu País", escrita pelo Conde Affonso Celso (Afonso de Assis Figueiredo Junior), filho do Visconde de Ouro Preto e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, lançado em 22 de abril de 1.900 em comemoração ao IV Centenário do descobrimento do Brasil.
"Não foi de degredados que se povoou o Brasil".
Na narrativa, Afonso Celso valoriza os aspectos positivos do desenvolvimento brasileiro, procurando convencer as ilustres famílias brasileiras de que o hábito do Governdo de Portugal de mandar degredados para o Brasil não significava, necessariamente, a mistura e a convivência próxima com esses condenados.
Enaltece as riquezas naturais como as Cachoeiras de Paulo Afonso, a Baía de Guanabara e faz um breve alerta sobre dois perigos que nos espreitam: "Maus Governos e Instituições Incompatíveis com a sua índole".
Não se encontram manifestações significativas de amor à Pátria Brasileira até esse período.

Edições (3)

ver mais
Porque me ufano do meu país
Porque me ufano do meu país
Porque me ufano do meu país

Similares


Resenhas para Porque me ufano do meu país (0)

ver mais
Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
on 26/2/23


O livro "Porque me ufano do meu país" foi escrito por Afonso Celso, um político e escritor brasileiro do final do século XIX e início do XX. A obra é um ensaio sobre o Brasil, que tem como objetivo mostrar os aspectos positivos do país e combater a imagem negativa que o Brasil tinha no exterior, na época em que o livro foi escrito. O autor inicia o livro falando sobre a posição geográfica do Brasil, que é estratégica por estar no centro do continente sul-americano, e fala sobre a diver... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 3.0 / 12
5
ranking 17
17%
4
ranking 8
8%
3
ranking 42
42%
2
ranking 25
25%
1
ranking 8
8%

62%

38%

Deh Vipper
cadastrou em:
09/05/2010 22:24:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR