Dercy de Cabo a Rabo

Dercy de Cabo a Rabo Maria Adelaide Amaral


Compartilhe


Dercy de Cabo a Rabo





Dercy à moda de Dercy: franca, escrachada, irônica, vital. Dos palcos do teatro mambembe às telas de TV de todo o país, foram 101 anos vividos com intensidade. Dramas fortes, comédias pessoais, casamentos desfeitos, uma filha, bisnetos. E o teatro, sempre o teatro, sua fonte de energia. Dercy de cabo a rabo, as memórias desabusadas, ditadas a Maria Adelaide Amaral, delineiam o retrato de uma unanimidade nacional e ganham agora uma nova edição pela Globo Livros. Publicada originalmente em 1994, a obra apresenta aos leitores os vários “outros lados” de Dercy (1907- 2008), juntamente com novo posfácio de Maria Adelaide Amaral e novas fotografias.
O livro é a base da minissérie “Dercy de verdade”, também escrita por Maria Adelaide, que a Rede Globo veiculará em janeiro de 2012. “A minissérie destina-se a resgatar essa grande personalidade do palco, cinema e televisão e a mostrar ao Brasil quem, de fato, era Dercy”, revela Maria Adelaide, que foi convidada pela própria para escrever o livro. Dercy lhe disse: “Você fala palavrão diretinho, deve falar desde criança. Você parece minha filha, aliás gostaria que você fosse minha filha.”
Nas telas, as atrizes Heloísa Périssé, Luiza Périssé e Fafy Siqueira encarnarão a Dercy dos palcos, comediante, mãe e amante. “O amor que tenho por Dercy foi herdado dos meus pais, que eram fãs dela e viram todos os seus espetáculos. Li este livro em 1994, presente de meu pai, e devo dizer que desde então ele passou a ser, literalmente, meu livro de cabeceira. Dercy de cabo a rabo é uma leitura leve, divertida e verdadeira que apresenta um exemplo de mulher a ser seguido, alguém que através de sua força e coragem conseguiu respeito entre artistas, políticos e todo o povo brasileiro”, conta Fafy.
Trechos do primeiro capítulo, “Sou o que sou”
“Quem é Dercy Gonçalves, quem sou eu? Sei lá. Não sei quem sou. Fui tanta coisa. Eu fui tudo [...] Até de vasto mundo me chamaram. E também disseram de mim: ‘essa mulher é uma santa’, ‘essa mulher é uma ordinária’, ‘essa mulher é uma escrota’, ‘essa mulher é correta’, ‘essa mulher é...’. Tanta coisa que até esqueci. Menos o último refrão: ‘essa mulher é um exemplo de vida’. Quem diria que Dercy Gonçalves seria um exemplo de vida, quem ia acreditar?”
A autora
Maria Adelaide Amaral é jornalista, escritora e dramaturga. Nasceu no Porto, Portugal. Chegou a São Paulo aos doze anos e se instalou com a família no bairro da Mooca. É autora de peças teatrais, minisséries como “A muralha”, “A casa das sete mulheres”, “Um só coração” e novelas como “A próxima vítima” e “Anjo mau”. Seus dois primeiros romances Luisa e Aos meus amigos, bem como a peça teatral Tarsila, foram publicados pela Globo Livros.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (2)

ver mais
Dercy de Cabo a Rabo
Dercy de Cabo a Rabo

Similares

(6) ver mais
O bruxo
Hebe
Grande Otelo
50 Anos de Tv no Brasil

Resenhas para Dercy de Cabo a Rabo (13)

ver mais
A Malandrinha
on 18/1/22


No ano de 2008, quando Dercy morreu, minha tia e sua filha bradaram com desprezo: "Essa veia só falava palavrão." Primeiro, fiquei incrédula. Depois, senti repulsa. Hoje, passados tantos anos, nutro apenas piedade. Dercy é grandiosa em demasia. Sua liberdade realmente deve ofender gente tão pequena.... leia mais

Estatísticas

Desejam29
Trocam4
Avaliações 4.3 / 138
5
ranking 57
57%
4
ranking 27
27%
3
ranking 14
14%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

37%

63%

Igor Santos
cadastrou em:
11/01/2012 01:09:05
Arianerts
editou em:
12/05/2020 10:38:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR