História das Inquisições

História das Inquisições Francisco Bethencourt


Compartilhe


História das Inquisições


Portugal, Espanha e Itália - Séculos XV-XIX




Analisando as formas de expressão das Inquisições em Portugal, na Espanha e na Itália, o autor reconstrói uma rede quase desconhecida de estruturas mentais da Europa latina.



Repressão ao protestantismo, ao judaísmo e à feitiçaria. Censores em ação feroz contra a atividade intelectual. Torturas cruelmente requintadas. Fogueiras consumindo homens e mulheres em praça pública, diante de uma multidão fascinada.

Essas são as imagens mais difundidas da Inquisição, que costuma ser apresentada como uma realidade única. Ao usar o plural no título de seu livro - História das Inquisições -, o historiador português Francisco Bethencourt já anuncia que vai além de reproduzir a imagem clássica dessa instituição. Um dos aspectos que ele toma como ponto de partida para a sua pesquisa é a duração excepcionalmente longa do aparelho inquisitorial: como uma instituição criada no século XIII conseguiu se manter em funcionamento até os séculos XVIII e XIX?

Analisando com argúcia os ritos, as etiquetas, as formas de organização, os modos de ação e a iconografia que as Inquisições produziram em Portugal, na Espanha e na Itália, Bethencourt acaba desvendando uma rede quase desconhecida de estruturas mentais na Europa latina, além de revelar os muitos efeitos da repressão às heresias nas sociedades que elas tentaram subverter.

Edições (1)

ver mais
História das Inquisições

Similares

(2) ver mais
Racismos
O Imaginário da Magia

Resenhas para História das Inquisições (1)

ver mais
on 6/7/21


Francisco Bethencourt é um renomado historiador do cristianismo no Ocidente e, por conseguinte, da Igreja Católica. Sua proposta neste livro é retratar a formação, consolidação e término do Santo Ofício. Logo, esse trabalho foi concebido como um estudo da organização e sua atuação durante o fim da Idade Média e Início da Idade Contemporânea. Os capítulos são organizados por eixos temáticos como organização burocrática, investiduras, Auto da Fé, éditos e representação, etc. Há um... leia mais

Estatísticas

Desejam38
Trocam2
Avaliações 3.9 / 37
5
ranking 27
27%
4
ranking 38
38%
3
ranking 32
32%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Marcelo Amado
cadastrou em:
30/01/2009 08:56:24
Cardoso
editou em:
21/07/2021 15:00:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR