A Ilha Sob o Mar

A Ilha Sob o Mar Isabel Allende


Compartilhe


A Ilha Sob o Mar





Em fins do século XVIII, em Saint-Domingue, onde hoje é o Haiti, as plantações de cana-de-açúcar transformaram a ilha, de colonização francesa, na colônia mais rica do mundo. O açúcar era o ouro doce, e cortar cana, triturá-la e reduzi-la a melaço não constituía trabalho de gente, mas de bicho, como diziam os plantadores.

Toulouse Valmorain acabara de completar vinte anos quando foi convocado com urgência à colônia. Não suspeitou que o destino lhe pregaria uma peça ao receber carta do pai aludindo a problemas de saúde nem que acabaria enterrado nos canaviais das Antilhas.

Ao assumir a administração da habitation Saint-Lazare, o jovem homem de letras, que pensava se dedicar à ciência na França, contratará o cruel Prosper Cambray como chefe dos capatazes, comprará Zarité, a pequenina escrava de nove anos de idade, para realizar trabalhos domésticos, se tornará amante da mulata Violette Boisier e se casará com a espanhola Eugenia García del Solar, com quem terá o sensível Maurice.

A riqueza e a prosperidade farão de Valmorain o autêntico senhor de escravos. As agruras do trabalho nos canaviais, as chibatadas nos negros fugitivos correrão por conta do seu capataz. Em contrapartida, a ele caberão os prazeres na cama com a adolescente Zarité, que não conhecerá a asfixia e o sofrimento das senzalas.

Mas Zarité — Tété — nasceu com boa estrela: órfã, recebeu amor paterno do velho escravo Zacharie, que a ensinou a dançar, pois “escravo que dança é livre... enquanto dança”, e aprendeu com Tante Rose, a mambo e “doutora de folhas”, os mistérios dos loas e os segredos para curar e amenizar a dor de seus irmãos de cor.

Apaixonou-se por Gambo, o belo escravo guerreiro, e com ele conheceu o amor. Teve quatro filhos e um neto. Cuidou de sua dona com zelo e dedicação. Tornou-se amiga do médico Parmentier, que queria saber os segredos das folhas para usar na sua medicina. Aprendeu com Père Antoine a praticar a caridade. E em toda a sua vida só teve uma única aspiração: a liberdade.

Ao ser levada pelo patrão para Nova Orleans, fugindo da devastação dos canaviais, Zarité conheceu uma nova etapa de sua vida. Hoje, do alto de seus quarenta anos, afirma que teve mais sorte do que as outras escravas, que viverá muito, e sua velhice será feliz porque a sua estrela — sua z’étoile — brilha também quando a noite está nublada.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
A Ilha sob o Mar
A Ilha Sob o Mar

Similares

(13) ver mais
O Caderno de Maya
Paula
O pássaro do bom senhor
A Ilha da Chuva e do Vento

Resenhas para A Ilha Sob o Mar (73)

ver mais
O consolo pode vir da ficção: um novo livro sobre a Saga dos Solar.
on 19/11/10


Há um bom tempo afastada dos livros de I. Allende, posso dizer que meu reencontro, com a narrativa dessa escritora que faz com que eu dê "asas" a minha imaginação, foi prazeroso ,ainda que, "A Ilha Sob o Mar", não seja um dos seus melhores livros. Mas ele tem seu mérito pela abordagem histórica aliado a um romance que tem uma escrava como protagonista. Positivamente, devo ter cabulado aula no meu tempo de estudante: o que eu sabia sobre o Haiti se resumia no que foi noticiado pela ... leia mais

Vídeos A Ilha Sob o Mar (1)

ver mais
A ILHA SOB O MAR | Livros e mais #385

A ILHA SOB O MAR | Livros e mais #385


Estatísticas

Desejam261
Trocam10
Avaliações 4.4 / 991
5
ranking 57
57%
4
ranking 30
30%
3
ranking 10
10%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

13%

87%

Naiara
cadastrou em:
06/07/2010 15:53:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR