Quintessência

Quintessência Flávio Medeiros Jr


Compartilhe


Quintessência





Decifra-me ou te devoro. É o que diz a Esfinge em seu encontro com Édipo na tragédia grega de Sófocles. Mais do que um desafio, ela é a antecipação de todo o sofrimento de Édipo no processo de auto-descoberta desencadeado ao procurar saber quem é o assassino de seu pai. Mais do que uma das melhores tragédias, o texto é também o nascimento do gênero investigativo que mais tarde daria origem ao gênero policial. Você pode argumentar que Édipo Rei não tem carros de polícia perseguindo o assassino de Laios, mas a essência de um gênero vai além de seus arquétipos, caracterizando-o em grande parte pela atmosfera que consegue criar e pela capacidade de externar no grande mistério da história algo intimamente ligado ao investigador, suas dores e vivências. As mudanças vêm de dentro para fora, as informações de fora para dentro. É isso que move a trama.

Quintessência, romance de Flávio Medeiros Jr., não é uma tragédia grega. Sua história se passa milhares de anos depois, em um futuro próximo de nossos medos e distante nos avanços científicos e tecnológicos. Ainda assim, ao manter (mesmo que por acaso) um diálogo com a busca edipiana, Flávio começa com o pé direito no universo dos romances, criando uma obra de entretenimento repleta de qualidades.

“A história da humanidade é assim. Após milênios nada muda. As armas evoluem em tecnologia, mas a violência é a mesma. Antigamente os vigaristas perambulavam pelas estradas saltando de sombra em sombra; hoje permanecem sentados em salas com ar condicionado e correm o mundo pela via virtual. Mas a desonestidade, a ânsia de domínio sobre o semelhante, a ambição desmedida, nada muda”. (Eric Novello)

Edições (1)

ver mais
Quintessência

Similares


Resenhas para Quintessência (2)

ver mais
on 12/8/10


Esse divertido romance sabe brincar com estereótipos dos quadrinhos, dos contos policiais e da ficção cyberpunk dos anos 80 sem pôr em risco o clima de suspense e a consistência de um futuro tão tecnológico quanto medieval, no qual o aquecimento global submergiu a maior parte das cidades litorâneas, o terrorismo é uma ameaça cada vez mais assustadora e as pessoas levam vidas cada vez mais reclusas. Até os passeios em shoppings já foram abandonados – salvo pelos mineiros, esses tradic... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 4.1 / 11
5
ranking 27
27%
4
ranking 55
55%
3
ranking 18
18%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Antonio Luiz
cadastrou em:
12/08/2010 12:53:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR