Alquimia

Alquimia Marie-Louise von Franz


Compartilhe


Alquimia


Introdução ao Simbolismo e à Psicologia




Série de conferências pronunciadas pela doutora Marie-Louise von Franz, uma das mais fervorosas defensoras do famoso psicólogo Jung, no Instituto Carl Gustav Jung de Zurique, em 1959.
"Meditei muito sobre a forma em que devia dar este curso destinado a introduzi-los no simbolismo da alquimia, e me decidi por uma breve interpretação de muitos textos, em vez de optar por um texto único como em outras ocasiões. Como as conferências serão nove, proponho-me dar três sobre a alquimia na Grécia antiga, três sobre a arte alquímica árabe e as três últimas sobre a alquimia européia tardia, de modo que delas se obtenha ao menos um vislumbre de cada fase da evolução desta ciência.
Como vocês sabem, o doutor Jung consagrou muitos anos de estudo a este tema, que praticamente exumou da estrumeira do passado, já que se tratava de um domínio da investigação desdenhado e esquecido que ele conseguiu ressuscitar.
O fato de que agora um mínimo folheto vende-se por uns cem francos suíços, enquanto que há mais ou menos dez anos se podia comprar por dois ou três francos um livro excelente sobre alquimia, deve-se na realidade ao Jung, porque a não ser pelo interesse demonstrado por alguns círculos da franco-maçonaria, e posteriormente pelos rosa-cruzes, quando ele começou a trabalhar sobre o tema ninguém sabia virtualmente nada sobre a alquimia."

Edições (1)

ver mais
Alquimia

Similares

(10) ver mais
O Tesouro dos Alquimistas
A Busca do Sentido
Alquimia e Tarô
Jung e a imaginação alquímica

Estatísticas

Desejam23
Trocam2
Avaliações 4.3 / 22
5
ranking 59
59%
4
ranking 23
23%
3
ranking 14
14%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

31%

69%

Alexander
cadastrou em:
23/08/2010 11:47:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR