Cozinhar é Preciso

Cozinhar é Preciso Henriqueta Henriques


Compartilhe


Cozinhar é Preciso


A História e as Receitas Portuguesas de Henriqueta Henriques e da Gruta de Santo Antônio




Cozinhar é preciso não é simplesmente um livro de receitas que descreve os sabores e aromas da tradicional gastronomia de Portugal. É a história de vida de uma imigrante portuguesa que chegou ao Brasil depois de uma desilusão amorosa, mas que acabou encontrando novamente a felicidade. Aqui ela se casou, teve dois filhos, abriu um restaurante com o marido e, de uma hora para outra, precisou assumir o comando da cozinha. Com prefácio da jornalista Sandra Moreyra e fotos de Alexander Landau, Cozinhar é preciso: a história e as receitas portuguesas de Henriqueta Henriques e da Gruta de Santo Antônio chega às livrarias de todo o Brasil pela Editora Senac Rio.



A história começa ainda em Portugal, quando a jovem Henriqueta se apaixonou pela costura e não pela cozinha. Costureira de mão cheia, ainda jovem aprendeu o ofício e fez vários cursos na “terrinha”. Quando chegou ao Brasil, passou a cortar tecidos e fazer modelos para as madames para ajudar o marido, Agostinho, a sustentar a família. Naquela época, por mais que tivesse aprendido desde pequena os truques e as receitas da culinária portuguesa com a mãe e a irmã, era Agostinho que tinha a fama de bom cozinheiro, comandando a Pensão Europa, um pequeno restaurante no Centro de Niterói, que lembrava as típicas pensões portuguesas. O cardápio era simples, para o gosto dos trabalhadores: tinha sempre carne assada, dobradinha, jardineira e, de vez em quando, o bacalhau à Gomes Sá.



O negócio prosperou, e eles decidiram abrir a Gruta de Santo Antônio – o nome veio em homenagem ao santo de devoção. Mas dois anos depois Agostinho faleceu. Dona Henriqueta teve de trocar a máquina de costura pelo fogão, e as agulhas, pelas panelas, e precisou de muita coragem para assumir o negócio da família. Ao longo de pouco mais de trinta anos, ela transformou a Gruta de Santo Antônio em referência de boa comida portuguesa. Com muita dedicação, atenção e carinho ela comanda, diariamente, a cozinha do restaurante, localizado na Ponta d’Areia, em Niterói. “Na cozinha sou sempre um leão, quero que todos façam do meu jeito. Porque assim, sei que está bem feito”, diz Dona Henriqueta, que serve cerca de uma tonelada de bacalhau por mês no restaurante em Niterói. Hoje, para tocar o restaurante da família, ela conta com a ajuda dos filhos – Alexandre, que se tornou chef e sommelier, e Marcelo, que cuida da administração.



As receitas do livro estão divididas em quatro partes. Na primeira, “Receitas da aldeia”, Dona Henriqueta ensina os segredos e sabores de sua infância, passada em Montes d’Alcobaça, na região da Estremadura, no centro de Portugal. Estão lá o coelho guisado com ervilhas, ensinado pela mãe, que também se chamava Henriqueta, e o pão saloio, que faz sucesso, sempre quentinho, como entrada na Gruta de Santo Antônio.



Na segunda parte, “Receitas de Lisboa”, ela detalha alguns dos pratos que aprendeu com a irmã Laura, na época em que fazia cursos de modelista e nem queria saber muito de cozinha. Ela conta os truques do bacalhau com natas, da língua estufada e do arroz-doce.



“As primeiras receitas da gruta” compõem a terceira parte do livro, com receitas do tradicional bolinho de bacalhau e do bacalhau à lagareira com batatas ao murro, um dos pratos mais pedidos na Gruta de Santo Antônio.



Na última parte, “Receitas tradicionais e contemporâneas”, está o toque da nova geração. É Alexandre Henriques que passa a pilotar o fogão e busca a inspiração mediterrânea para criar receitas como a do bacalhau à Gruta de Santo Antônio.

Edições (1)

ver mais
Cozinhar é Preciso

Similares


Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 50
50%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
04/02/2009 21:35:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR