Escolhi a Liberdade

Escolhi a Liberdade Viktor Kravchenko


Compartilhe


Escolhi a Liberdade


A Vida Privada e Política de um Funcionário Soviético




Neste livro há muito esquecido do nosso público, Victor Kravchenko (1905-1966), um antigo funcionário e engenheiro soviético nascido na Ucrânia, presta um extraordinário depoimento da sua vida sob o regime estalinista e das suas experiências enquanto membro do Partido Comunista da União Soviética, no qual se filiou em 1920.
Preso e torturado, viveu na primeira pessoa a colectivização e a "Grande Fome" (Holodomor) da Ucrânia, tendo visto morrer milhares à fome e ao frio, perseguidos pelo NKVD, a polícia secreta de Estaline. Conheceu os campos de concentração (o Gulag) na Ucrânia, na Rússia e na Sibéria, e empregou, nas fábricas que dirigiu, mão-de-obra escrava vinda das prisões políticas. Porém, conheceu também o que era ser da nomenklatura, com um gabinete no Kremlin.
Kravchenko “Escolheu a Liberdade” numa visita de prospecção aos EUA, em 1943. O seu testemunho, originalmente publicado em 1946 e traduzido para mais de vinte idiomas, foi um grande bestseller na sua época e um escândalo para os intelectuais comunistas, que então dominavam o pensamento nos países ocidentais. Em França, quando o livro foi publicado, Kravchenko foi acusado de difundir relatos falsos sobre a vida na URSS e de ser um agente norte-americano. Kravchenko processou então a famosa revista “Les Belles Lettres” por difamação, dando origem ao chamado “Julgamento do Século”, o qual viria a vencer e cujos detalhes acabaria por relatar no seu segundo livro, intitulado “Escolhi a Justiça” (1950).
Victor Kravchenko faleceu em 1966 em Nova Iorque, permanecendo a sua morte envolta em mistério. Afinal, apesar de a versão oficial indicar como causa o suicídio, subsiste ainda hoje a dúvida se terá sido envenenado por agentes do KGB, como acredita o seu filho.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Escolhi a Liberdade

Similares

(9) ver mais
Arquipélago Gulag
Gulag
A Fome Vermelha
Holodomor

Estatísticas

Desejam13
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 12
5
ranking 75
75%
4
ranking 17
17%
3
ranking 0
0%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Jovem Ulrich
cadastrou em:
13/09/2010 16:45:23
Catherine
editou em:
10/07/2022 16:36:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR