Luuanda

Luuanda Luandino Vieira


Compartilhe


Luuanda


Estórias




A voz de Angola em três "causos" de um dos maiores nomes da literatura luso-africana, vencedor do Prêmio Camões 2006.

As três narrativas aqui reunidas retratam a dura realidade dos musseques angolanos - os bairros pobres de Luanda, onde o próprio autor viveu. "Minha preocupação era ser o mais fiel possível àquela realidade. [...] Se a fome, a exploração, o desemprego, surgem com muita evidência [...] é porque isso era - digamos assim - o aquário onde meus personagens e eu circulávamos", afirma Luandino.

E, dura realidade à parte, Luandino cria personagens memoráveis. Como "vavó" Xíxi e seu neto, que, sem trabalho e sem dinheiro, não dispensa a camisa florida ou o amor de Delfina, para desespero da avó (Vavó Xíxi e seu neto Zeca Santos). Ou o Garrido Kam'tuta, atormentado pelo papagaio que ganhava as carícias que Inácia lhe recusava (Estória do ladrão e do papagaio). Ou nga Zefa e sua vizinha, que disputam a posse de um ovo de galinha (Estória da galinha e do ovo).

Essas histórias curtas, narradas com grande maestria e um colorido muito especial, buscam na oralidade inspiração para recriar a linguagem e nos fazem lembrar da nossa própria trajetória literária.

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
Luuanda
Luuanda
Luuanda

Similares

(1) ver mais
Literatura e marginalidade

Resenhas para Luuanda (16)

ver mais
LUUANDA: oralidade e identidade
on 12/7/20


A obra "Luuanda: estórias", escrita por José Luandino Vieira, foi redigida entre os anos de 1963 e 1964 no cárcere, quando o autor esteve detido pela PIDE - Polícia Internacional de Defesa do Estado -, que na época era a responsável pela repressão de todas as formas de oposição ao regime colonial português imposto na Angola. O livro traz três contos narrados em terceira pessoa que retratam a vida dos moradores dos musseques de Luanda, mostrando as dificuldades vividas por eles dentro d... leia mais

Estatísticas

Desejam52
Trocam3
Avaliações 3.9 / 256
5
ranking 30
30%
4
ranking 39
39%
3
ranking 25
25%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

26%

74%

lukee
cadastrou em:
06/02/2009 16:52:01
Jenifer
editou em:
03/09/2021 14:14:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR