Sartoris

Sartoris William Faulkner


Compartilhe


Sartoris





Publicado em 1929, pouco antes de O som e a fúria, o romance Sartoris é o primeiro situado no condado fictício de Yoknapatawpha, no Mississippi. Nele, William Faulkner (1897-1962), prêmio Nobel de Literatura, começa a estabelecer o estilo que marcaria todos de seus livros posteriores e pelo qual seria consagrado.

O volume narra a trajetória de uma família decadente, de passado escravocrata, que vive à sombra do Coronel John Sartoris, morto na Guerra de Secessão. Tia Jenny, a irmã mais nova do coronel, verdadeira guardiã do passado e também da narrativa, é a mulher que alinhava, com sua memória reiterada e reinventada, as tragédias das gerações (passadas e futuras) dos homens da família – Bayard Velho, filho do coronel, e os dois netos gêmeos, também chamados John e Bayard. Tia Jenny sempre amaldiçoa a família, mas conta sua história tantas vezes a ponto de transformá-la em mito.

No livro, os grandes acontecimentos nas vidas dos protagonistas solitários, problemáticos e heróicos são apenas sugeridos, e o que se descortina são suas consequências.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Sartoris
Sartoris

Similares

(10) ver mais
Os Trabalhadores do Mar
Bruno Shultz Ficção Completa
Absalão, Absalão!
Padre Sérgio

Resenhas para Sartoris (8)

ver mais
 Ainda não temos o Faulkner em seu auge, mas por ser o primeiro romance que fala sobre a aristocracia escravagista do sul dos Estados Unidos, ele já dicas de sua genialidade. A história se passa em período correspondido entre a Guerra Civil Americana até o entre-guerras mundiais. Narra acontecimentos que envolvem os descendentes do coronel John Sartoris, cuja personalidade sobrevive como um fantasma que oprime cada membro da família. A história se desenrola no condado fictício de Yok... leia mais

Estatísticas

Desejam75
Trocam1
Avaliações 4.3 / 81
5
ranking 56
56%
4
ranking 23
23%
3
ranking 16
16%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

52%

48%

fred
cadastrou em:
19/09/2010 22:33:06
Jenifer
editou em:
16/02/2022 12:19:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR