Educação Infantil Pós-LDB

Educação Infantil Pós-LDB Ana Lúcia Goulart de Faria; Maria Silveira Palhares; (ORG)


Compartilhe


Educação Infantil Pós-LDB


Rumos e Desafios




Cinco artigos de pesquisadores brasileiros da área registram a preocupação, o otimismo e utopias em relação às crianças pequenas no país. As crianças de 0 a 6 anos também fazem parte de uma crise, já desde 1988 com a nova Constituição adquiriram o direito de serem educadas em creches e pré-escolas, passando a serem vistas como cidadãs, sujeitos de direito. Agora, como todos os brasileiros, estão vendo ameaçados os seus direitos.

Além do Estatuto da Criança e do Adolescente, as crianças pequenas estão contempladas no Plano Nacional de Educação, na nova LDB e agora nos Referenciais Curriculares de Educação Infantil, embora ainda não houvesse consenso para a elaboração destes Referenciais. Aí começa a polêmica.

Este livro procura contribuir para que os profissionais de educação infantil continuem se envolvendo de forma cada vez mais contundente, na formulação de políticas e práticas de educação infantil que respeitem os direitos das crianças.

[Fonte: Última capa do livro]

Edições (1)

ver mais
Educação Infantil Pós-LDB

Similares


Resenhas para Educação Infantil Pós-LDB (1)

ver mais
on 20/9/10


O livro publicado em 2003 traz algumas discussões marcadas historicamente na educação infantil, vislumbrando as questões da LDB (no. 5692/1996) e o RCNEI (1998), trazendo algumas discussões particulares e outras da área de educação infantil que ainda permanecem no cenário e no debate. Contemplando cinco artigos nesta perspectiva, têm-se: Palhares e Martinez (2003) iniciam a discussão da "A Educação Infantil: Uma Questão Para o Debate" apresentando a marca da descontinuidade das políti... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

9%

91%

mbpedago
cadastrou em:
20/09/2010 10:59:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR