Educação Inclusiva: com os pingos nos "is"

Educação Inclusiva: com os pingos nos "is" Rosita Edler Carvalho


Compartilhe


Educação Inclusiva: com os pingos nos "is"





Em sua quarta publicação sobre educação inclusiva, Rosita Edler Carvalho pretende colocar os pingos nos "is" dessa questão, defendendo, no texto, que a inclusão envolve reestruturação das culturas, políticas e práticas das escolas que, como sistemas abertos, precisam rever suas ações, até então, prodominantemente elitistas e excludenes.
Muito mais do que desmonar a educação especial e distriuir seu alunado pelo ensino regular, aleatoriamente, a proposta inclusiva deve ser entendida como um processo que não se reduz à inserção deste ou daquele aluno numa clase de ensino regular (muitas vezes à revelia do professor).
Alerta a autora que a inclusão é um longo processo e não ocorre por decreto ou modismo.
Para incluir um aluno com características diferenciadas numa turma dita comum, há necessidade de se criarem mecanismos que permitam, com sucesso, que ele se integre educacional, social e emocionalmente com seus colegas e professores e com os objetos do conhecimento e da cultura. Tarefa complexa sobre a qual a autora traz valiosas contribuições a partir de sua rica experiência.

Edições (1)

ver mais
Educação Inclusiva: com os pingos nos "is"

Similares

(5) ver mais
Inclusão Escolar
Inclusão Escolar
INCLUSÃO ESCOLAR
A Escola e o Conhecimento

Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 3.8 / 17
5
ranking 41
41%
4
ranking 18
18%
3
ranking 29
29%
2
ranking 12
12%
1
ranking 0
0%

9%

91%

Flor
cadastrou em:
28/09/2010 15:17:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR