Uma certa paz

Uma certa paz Amós Oz


Compartilhe


Uma certa paz





Em Uma certa paz, publicado originalmente em 1982 e uma das obras mais aclamadas de Amós Oz, acompanhamos Ionatan Lifschitz, um jovem de 26 anos frustrado com a vida regrada e monótona em um kibutz.

No inverno de 1965, Ionatan Lifschitz resolveu abandonar sua mulher e o kibutz onde nascera e crescera. Decidiu sair e começar uma vida nova. No entanto, a saída de Ionatan não se concretiza assim tão facilmente. Filho de Iulek, o líder da comunidade, sua insatisfação é contraposta à esperança que marcou a geração anterior. Os dilemas de Ionatan se agravam quando chega ao kibutz o sonhador Azaria Guitlin. Conversador, sempre repleto de opiniões, apaixonado pela ideia de um mundo justo, Azaria Guitlin é a antítese de Ionatan. Entre os dois se forma uma estranha amizade, que se torna ainda mais confusa quando Azaria se muda para a residência dos Lifschitz e se interessa por Rimona, a esposa que Ionatan negligencia e trata com desdém.

As difíceis relações familiares são a tônica desta obra de Amós Oz, que leva para o seio familiar as contradições e dificuldades políticas que o Estado de Israel enfrentava nos anos 1960, às vésperas da Guerra dos Seis Dias. Mais do que um retrato histórico, porém, Uma certa paz se revela uma meditação sobre o poder, a decepção e os relacionamentos amorosos. O talento de Oz está em não privilegiar um único ponto de vista. Pelo contrário, dá voz aos pensamentos das suas personagens, por mais rígidos e chocantes que sejam.

"A obra mais poderosa de Amós Oz." - The New York Times Book Review

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Uma certa paz
A Perfect Peace

Similares

(2) ver mais
Unto Death
One Night Markovitch

Resenhas para Uma certa paz (6)

ver mais
Em busca de si mesmo...
on 21/8/21


Gostei demais desse livro, porém não o indico para qualquer pessoa. É preciso saber degustar uma leitura sem muitas voltas e reviravoltas. Aqui fala-se da alma das personagens, da vida particular de cada um, muitas vezes sofrida, pesada e ambivalente. Essa obra tem muito a ver comigo. Amós Oz é um querido!... leia mais

Estatísticas

Desejam32
Trocam1
Avaliações 4.0 / 61
5
ranking 31
31%
4
ranking 43
43%
3
ranking 21
21%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Justi
cadastrou em:
28/09/2010 21:13:54
Alê | @alexandrejjr
editou em:
10/05/2022 10:23:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR