Contos que Ninguém Conta

Contos que Ninguém Conta David Nobrega


Compartilhe


Contos que Ninguém Conta





David Nobrega é editor da Novitas em parceria com a Letícia, sua esposa. Além disso, é cronista, contista, poeta, fotógrafo, ilustrador e webdesing. Não sei se cozinha bem, mas sei que aprecia uma boa taça de um vinho enquanto espera aquele prato especial que a Letícia prepara com os ingredientes solicitados do mercado. Com as palavras, no entanto ele ótimo e o "Contos que ninguém conta" traz sua especialidade com todo o requinte. Podemos saborear traços de humor, tristeza, ódio, amor e tudo mais que a vida nos oferece com temperos únicos do autor que mantém sua personalidade em todos os enredos por mais distintos que sejam. Sou apaixonada por contos e estou sempre acompanhada de Poe, Mia Couto, Machado de Assis, Horácio Quiroga e tantos outros, mas posso dizer com certeza que David passa longe de imitá-los. Escreve bem, é cativante na sua narrativa mantendo sua individualidade.

Em cada conto lido destaquei no mínimo uma frase que assim como uma pitada de pimenta ou outro tempero aromático ou agridoce marcou a narrativa, fisgou meu olhar crítico e me fez reler ou voltar mais tarde já adiante no livro para conferir novamente aquele sabor. Sabor de boa leitura. Cito algumas, a título de degustação só para apurar o apetite de um novo leitor ou para atiçar os que já o conhecem para mais uma leitura.

No conto "Salvo!" duas frases curtas definem todo o sentimento e todo peso da narrativa: "Lágrimas são lágrimas. Basta enxugá-las". Frases que funcionam como a pitada de sal, na medida e para completar o sabor, se lá não estivessem, não dariam o ponto certo, o que só quem sabe pode acertar.

No "Tardias reflexões", destaquei: "Olhando agora para o espelho, vê que sua vida foi tão cheia de altos e baixos como a de qualquer outro. Não sente a mágoa a que teria direito pelos que o destrataram tanto". Um fechamento preciso para o que título propõe - análise profunda de uma vida que passou e passa para tantas pessoas que não se permitem tamanha contemplação.

Acredito que seja suficiente essa pequena amostra, querendo mais podem ler também o "Uns & Outros" que o autor lançou em 2009 ou segui-lo na internet, com suas frases apaixonadas e poéticas.

E mencionando a personagem do David, no conto "O sermão" – Dou-me por satisfeita, vendo que por vós fui compreendida.

Texto escrito por Ana Mello

Edições (1)

ver mais
Contos que Ninguém Conta

Similares


Resenhas para Contos que Ninguém Conta (2)

ver mais
on 21/10/10


O Castelo; Como assim?; Deus e o Diabo; O Palhaço Triste; são alguns dos contos que povoam as páginas desta obra. Os textos são exatamente como o título diz: contos que ninguém conta. Reais, humanos, viscerais. São psicologicamente profundos, realisticamente profanos e palpáveis até a raiz. David não escreveu um livro de contos somente, ele narrou verdades que, se faladas são sussurradas ou embaçadas pelo véu da fantasia. Com escrita fácil e tranquila, David dá sua contribuição ao univ... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 8
5
ranking 75
75%
4
ranking 0
0%
3
ranking 13
13%
2
ranking 13
13%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Editora Novitas
cadastrou em:
08/10/2010 20:10:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR