Lancelote O Cavaleiro da Carreta

Lancelote O Cavaleiro da Carreta Chretien de Troyes


Compartilhe


Lancelote O Cavaleiro da Carreta





Lancelote, o Cavaleiro da Carreta (em francês: Lancelot, le chevalier de la charrette) é um poema em francês antigo escrito por Chrétien de Troyes. Chrétien provavelmente compôs a obra na mesma época ou um pouco antes de ter escrito Ivain, o Cavaleiro do Leão, o qual se refere por várias vezes aos sucessos em Lancelote.

O caso de amor entre Guinevere e Lancelote surge pela primeira vez neste poema, bem como a corte do Rei Artur, Camelot.

A ação se concentra no resgate da rainha efetuado por Lancelote (a quem o rei pede), depois de ela ter sido raptada por Meleagant. O destaque é o seu grande amor por ela, proibido e ao mesmo tempo incontrolável.

Por todo o trajeto, Lancelote mostra sua fama de ser o melhor cavaleiro, enfrenta diversos perigos e inimigos, salvando e ajudando outras pessoas até alcançar o seu objetivo, chegando a sofrer a maior vergonha que um cavaleiro pode sofrer.

Chrétien disse que havia escrito o romance a pedido de Marie, condessa de Champagne, filha de Eleonor da Aquitânia e Luís VII da França, e aparentemente sua patrocinadora na época. Há motivo para se acreditar que o adultério de Lancelote e Guinevere foi totalmente inventado por Chrétien para o poema, mas é possível que ele tenha encontrado o episódio em qualquer outra fonte que Marie tenha lhe fornecido. O poeta não concluiu ele mesmo o trabalho, deixando que Godefroi de Leigni completasse as últimas mil linhas. Tem havido muita especulação sobre a atitude de Chrétien em relação ao poema; alguns estudiosos sugerem que ele o abandonou porque desaprovava a questão do adultério. Em acréscimo, ele poderia não estar interessado em uma narrativa "empurrada" por sua patrocinadora, preferindo gastar mais tempo com Ivain.

Este livro é uma luxuosa adaptação do poema.

Fantasia / Ficção / Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Lancelote O Cavaleiro da Carreta

Similares

(11) ver mais
Palmeirim de Inglaterra
A Caverna de Cristal
A Canção de Rolando
Ricardo Coração de Leão

Resenhas para Lancelote O Cavaleiro da Carreta (1)

ver mais
Aquele cavaleiro perfeito...
on 17/9/14


Lancelote, o Cavaleiro da Carreta insere-se entre as muitas narrativas inspiradas das lendas celtas sobre o rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda. Dentre estes, Lancelote celebrizou-se não apenas por seus feitos heroicos, mas pelo seu amor pela rainha Ginevra, esposa do rei Artur, e suas proezas para merecê-la. É considerado como o amante perfeito, aquele que não hesita em perder a vida, e até a honra, por sua amada, enquadrando-se assim no código da moral cortês que reinava nas ... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam1
Avaliações 3.1 / 30
5
ranking 10
10%
4
ranking 23
23%
3
ranking 37
37%
2
ranking 30
30%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Cris Paiva
cadastrou em:
08/02/2009 12:03:43
Tha
editou em:
14/10/2021 19:05:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR