Adeus aos Escargots

Adeus aos Escargots Michael Steinberger


Compartilhe


Adeus aos Escargots


Ascensão e Queda da Culinária Francesa




O camembert está ameaçado de extinção. O fast-food toma o espaço de tradicionais bistrôs. A queda no consumo interno de vinhos foi tão brutal que levou alguns produtores ao suicídio. Pela primeira vez na história da culinária moderna, os chefs e restaurantes franceses não estão entre os mais influentes do mundo. Afinal, o que está acontecendo com a França?
O jornalista americano Michael Steinberger decidiu investigar a fundo a suposta decadência da culinária francesa, e para isso fez uma viagem invejável pela cena gastronômica do país. Conversou com chefs de primeira grandeza, como Alain Ducasse e Paul Bocuse, além de vinicultores, fazendeiros, padeiros e outros artesãos do ramo.
Para descobrir por que a França representa o segundo mercado mais lucrativo do McDonald’s, Steinberger entrevistou o diretor da rede na Europa. Depois, caminhou por Paris com José Bové, o ativista do movimento antiglobalização que chegou a ser preso por depredar uma filial da poderosa cadeia de fast-food. Mergulhando na polêmica que cerca o prestigioso e impenetrável Guia Michelin e seu sistema de classificação dos restaurantes, almoçou com o diretor editorial do guia e ouviu chefs que recusaram suas famosas estrelas.
“Adeus aos escargots”, no entanto, não trata apenas de problemas. Para mostrar boas soluções encontradas e comentar novas perspectivas para o futuro, o autor visitou a cozinha dos mais brilhantes jovens chefs franceses, que lutam para revigorar a rica herança culinária do país.

Culinária e Gastronomia

Edições (1)

ver mais
Adeus aos Escargots

Similares

(5) ver mais
Vinho e Guerra
Uma História Comestível da Humanidade
Gostos adquiridos
O MUNDO NA COZINHA: HISTORIA, IDENTIDADE, TROCAS

Resenhas para Adeus aos Escargots (1)

ver mais
Adeus aos Escagorts
on 14/7/16


Michael Steinberger é um jornalista norte-americano colaborador de diversos veículos importantes nos Estados Unidos, como Financial Times, The New York Times, Food and Wine, Slate, etc; e também possui. um blog chamado winediarist.com. Apaixonado por gastronomia e pela França desde a adolescência, decidiu investigar uma suposta decadência da culinária francesa, lançou em 2009 o livro Au Revoir to all that: food, wine and the end of France; no Brasil traduzido para Adeus aos Escargots... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 4.0 / 9
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Ans
cadastrou em:
24/10/2010 23:36:46
MHS
editou em:
01/03/2015 20:13:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR