Psicologia na Prática Jurídica: A Criança em Foco

Wânia Cláudia Gomes Di Lorenzo Lima...



Psicologia na Prática Jurídica: A Criança em Foco





O abuso sexual de crianças e adolescentes é um assunto polêmico que desperta acaloradas discussões, em diversos setores da sociedade civil. Mais recentemente, dividiu a opinião psicólogos e juristas quanto à proposta do “Depoimento Sem Dano” – uma iniciativa favorável à participação de profissionais de psicologia em situações que envolvem a inquirição das pequenas vitimas pela justiça, e que suprimiria a necessidade de diversos depoimentos, em geral bastante danosos à vítima.

Favoráveis à proposta, e cientes da necessidade de colaboração entre as duas ciências para a construção de uma Justiça Cuidadora, Psicólogos, Promotores e Juízes que lidam diariamente com casos concretos ligados à Justiça se uniram para desenvolver artigos nos quais compartilham experiências e reflexões advindas de sua prática profissional, em diversas áreas da interface entre Psicologia e Direito, e apresentam alternativas norteadas pelo preceito de que ambos são saberes irmãos, que devem complementar um ao outro para a obtenção de uma justiça diferente.

O resultado deste esforço conjunto é uma coletânea estruturada sob a coordenação de Beatrice Marinho Paulo – Psicóloga-perita do MP/RJ – constituída por mais de vinte artigos que discutem o papel do psicólogo diante dos tribunais e analisam as opiniões críticas contrárias a esta atuação.

Trazida a público pela Editora Impetus, que comprova mais uma vez seu pioneirismo na discussão de temas polêmicos e necessários à construção de uma nova sociedade, a obra apresenta ainda relatos de uma vítima de abuso sexual intra-familiar infantil, hoje já adolescente, e de seus pais. Polêmica, crítica e reflexão, em uma obra indispensável para a defesa da atuação do psicólogo na justiça e na proteção à criança.

Obra atualizada até 30/09/2009.

Edições (1)

ver mais
Psicologia na Prática Jurídica: A Criança em Foco

Similares

(3) ver mais
Abuso Sexual em Crianças
Abuso Sexual da Criança - uma abordagem multidisciplinar
Crianças Vitimizadas: A Síndrome do Pequeno Poder

Estatísticas para Psicologia na Prática Jurídica: A Criança em Foco

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Mileide
cadastrou em:
29/10/2010 14:01:49


logo skoob
"o site é uma ótima ferramenta para estimular a leitura nas escolas e universidades."

Conexão Professor