O Astrágalo

O Astrágalo Albertine Sarrazin

Compartilhe


O Astrágalo





O astrágalo, diz o dicionário, é uma planta selvagem sem grande utilidade, mas também um aparelho de tortura, uma parte do canhão ou da espada, e, evidentemente, como todo mundo sabe desde Boileau, um motivo de decoração inseparável do festão. Mas, em suas origens, é sobretudo o nome de um osso do tornozelo humano, que uma moça de 19 anos bem pode quebrar, certa noite, ao pular um muro muito alto que a separa da liberdade.

Seu caminho em seguida toma uma linha reta, que acompanhamos, mancando, de esconderijo em esconderijo, o pé num gesso clandestino: os homens, um homem, a amizade, as canalhices, o roubo, o amor, a prisão. Coisas muito naturais, mesmo para os que têm as almas menos complexas.

O inesperado são estes pedaços de papel quadriculado preenchidos às pressas, que sobrevivem a tantas celas, e que a fugitiva de 19 anos, Albertine Sarrazin, a prisioneira que encontramos em La Cavale, se torne enfim, aos 27 anos, esta escritora que aqui se revela.

Edições (1)

ver mais
O Astrágalo

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.1 / 5
5
ranking 0
0%
4
ranking 40
40%
3
ranking 40
40%
2
ranking 20
20%
1
ranking 0
0%

11%

89%

Suzi
cadastrou em:
04/11/2010 11:59:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR