O livro de areia

O livro de areia Jorge Luis Borges


Compartilhe


O livro de areia





Última coletânea de contos publicada pelo autor traz de volta temas que lhe são caros, sob um olhar maduro e aguçado. Tradução do professor e ensaísta Davi Arrigucci Jr.



Em treze histórias muito diversas, seguidas de um breve epílogo, Jorge Luis Borges molda variações sintéticas dos temas obsessivos e recorrentes de seu percurso de contista. Com mãos experientes de artesão, imprime nelas a modelagem modesta, serena e essencial que lhes garante a eficácia pelos meios mais concisos e, de quebra, o encanto indefinível de um objeto perfeito da natureza. O outro abre o conjunto pelas espirais do tempo e o motivo do duplo, que Borges aprendeu a admirar nas páginas lidas e relidas de Robert Louis Stevenson e refaz agora em delicada chave pessoal.



O Congresso alastra-se por vastidões infinitas: a narrativa mais ambiciosa da série leva uma empresa crescente a se confundir com o cosmos e a soma dos dias, não sem antes enredar, lúdica e ironicamente, traços autobiográficos do autor em seu projeto fantástico. A invenção diabólica de um livro de areia vai além das outras fábulas todas desconcertantes e uma, pelo menos, terrível (There are more things) , pois contém um desígnio secreto: prender para sempre a atenção e a memória do leitor entre as folhas incalculáveis de sua monstruosa trama.

Literatura Estrangeira / Contos / Ficção

Edições (7)

ver mais
O Livro de Areia
O livro de areia
El libro de arena
O livro de areia

Similares

(9) ver mais
O fim da bruxaria para os alquimistas vampiros
El libro de arena
Plano de Evasão
47 contos

Resenhas para O livro de areia (66)

ver mais
on 7/4/09


Para ler Borges é preciso entregar-se aos seus labirintos, pisar nos seus largos pátios, deixar-se confundir pelo jogo de espelhos sem pressa, sem ansiedade. É um autor para ser sempre relido. Quando li pela primeira vez, fiquei assombrado com sua maneira única de escrever, sua imaginação inesgotável e com as inúmeras referências eruditas. Ler Borges acaba sendo, pelo menos para mim - e creio para a maioria de seus leitores -, um exercício de humildade também. Se alguém está lendo ist... leia mais

Estatísticas

Desejam169
Trocam8
Avaliações 4.0 / 932
5
ranking 40
40%
4
ranking 35
35%
3
ranking 19
19%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

46%

54%

Rafael Correa
cadastrou em:
12/02/2009 00:23:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR