Vício inerente

Vício inerente Thomas Pynchon


Compartilhe


Vício inerente





Neste livro de Pynchon, um detetive particular investiga uma conspiração que envolve surfistas, traficantes, contrabandistas e uma agiota assassina e amante de jazz. Uma trama que mistura conhecimento enciclopédico e temas do cotidiano, loucura e sensibilidade.

Homenagem aos livros de Dashiel Hammet e Raymond Chandler e retrato mordaz da Califórnia no início dos anos 1970, Vício inerente marca a volta de Thomas Pynchon ao cenário de dois de seus romances, Vineland e O leilão do lote 49. Porém, enquanto estes livros registravam o auge do Flower Power, Pynchon agora explora o outro movimento da curva, a hora que o impulso começa a ceder, e que as forças contrárias àquela revolução cultural sui generis mostram a que vieram.

O centro de tudo é o detetive particular Doc Sportello, espécie de Sam Spade depois de uma maratona de LSD e maconha, que é contratado por uma ex-namorada para investigar o sumiço de um poderoso barão do mercado imobiliário. Esse desaparecimento é parte de uma conspiração maior, que envolve surfistas, traficantes, contrabandistas, policiais corruptos e a temível entidade conhecida como Presa Dourada.

Como sempre, Pynchon faz da trama um meio de destilar seu conhecimento enciclopédico acerca de tudo, da melhor técnica para se montar um penteado afro às particularidades do saxofone na surf music dos anos 1960. Isso também serve de desculpa para abordar, não raro de maneira tocante, questões comuns a todos nós. Nesse misto de erudição e humor, loucura e sensibilidade, Pynchon se firmou como um dos grandes autores da literatura contemporânea.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance policial

Edições (3)

ver mais
Vício inerente
Vício Intrínseco
Inherent Vice

Similares

(17) ver mais
Café-da-Manhã dos Campeões
Graça infinita
Tremor
Ficando longe do fato de já estar meio que longe de tudo

Resenhas para Vício inerente (14)

ver mais
Um livro instigante.
on 11/9/20


Este livro é um grande quebra-cabeça. Mas o autor não entrega todas as peças ao final. As fronteiras de realidade, sonho, "viagem" não estão nem um pouco definidas. Ninguem no livro é confiável. Nem o narrador, nem o personagem principal, nem os outros. Um livro instigante q da vontade de reler assim q termina de ler.... leia mais

Estatísticas

Desejam133
Trocam1
Avaliações 4.1 / 212
5
ranking 43
43%
4
ranking 34
34%
3
ranking 20
20%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

63%

37%

Yasmin
cadastrou em:
28/11/2010 23:34:55
Alê | @alexandrejjr
editou em:
18/05/2022 10:56:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR