Fernando Pessoa: almoxarifado de mitos

Fernando Pessoa: almoxarifado de mitos Carlos Felipe Moisés


Compartilhe


Fernando Pessoa: almoxarifado de mitos


Coleção Ensaios Transversais (Volume 33)




A coletânea reúne textos avulsos sobre Fernando Pessoa, de variado feitio e destino, uns já publicados, outros inéditos.
O verdadeiro culto a Fernando Pessoa talvez se deva ao pendor insolitamente reflexivo de sua poesia. É uma poesia que não se limita a expressar sentimentos, como é hábito em nossa tradição lírica, mas insiste em se questionar, e à realidade em redor, pondo em xeque, uma a uma, as aparentes verdades e valores em que se apoia a civilização que ainda é, substancialmente, a nossa.
Dessa postura brota uma poesia intelectualizada, cética e relativista, mas vazada em linguagem clara, direta, repleta de paradoxos; uma poesia que nos induz a pensar e a duvidar, ajudando-nos a conhecer melhor a nós mesmos e ao mundo em que vivemos; uma poesia que abre caminhos insuspeitados, oferecidos ao anseio comum de avaliar os limites da condição humana e encontrar um sentido firme para a existência, tão mais digna quanto mais lúcida e consciente.
A presente coletânea reúne textos avulsos, de variado feitio e destino, uns já publicados, outros inéditos. Os primeiros foram inteiramente revistos, alguns parcialmente reescritos, não com a ilusão de atualizá-los, mas para que continuassem a refletir a intenção de origem, e para eliminar as repetições. Como todos reiteram, de variados modos, a mesma ideia relativa ao teor filosófico da poesia pessoana, pareceu natural reuni-los.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Fernando Pessoa: almoxarifado de mitos

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

29%

71%

J. Evelyne
cadastrou em:
15/01/2011 22:55:48
SG1
editou em:
01/11/2022 01:32:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR