O Zen na Arte da Cerimônia das Flores

O Zen na Arte da Cerimônia das Flores Gusty L. Herrigel

Compartilhe


O Zen na Arte da Cerimônia das Flores





Arte e religião estão intimamente interligadas na história da cultura japonesa. Os arranjos florais obedecem a normas que não constituem uma arte no seu verdadeiro sentido, mas são expressão de uma experiência de vida muito mais profunda.
A ikebana, palavra que pode ser traduzida como "a arte de conservar as plantas vivas em recipientes com água", inclui o voto de amar as flores como seres vivos e de cuidar delas com bondade. Até a água com que as regamos deve ser vertida com a consciência da responsabilidade que temos de nos proporcionar um vislumbre da beleza e do segredo da vida.
Praticado com a adequada disposição de espírito, o culto das flores é um dos caminhos mais harmoniosos para se chegar ao conhecimento de si mesmo e para a aquisição de uma consciência elevada que transcenda todo pensamento racional e utilitário. Afinal, como diz Bokuyo Takeda, mestre de Gusty Herrigel, "o homem e a planta são mortais e mutáveis; o significado e a essência do arranjo floral são eternos".

Edições (3)

ver mais
O Zen na Arte da Cerimônia das Flores
O Zen na Arte da Cerimônia das Flores
O Zen na Arte da Cerimônia das Flores

Similares

(6) ver mais
A Arte Cavaleiresca do Arqueiro Zen
108 Contos E Parábolas Orientais
A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen
O caminho zen

Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 3.9 / 19
5
ranking 37
37%
4
ranking 32
32%
3
ranking 26
26%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

38%

63%

PK
cadastrou em:
24/02/2011 16:33:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR