Por Que Filosofia?

Por Que Filosofia? José Renato Nalini


Compartilhe


Por Que Filosofia?





"A primeira parte é dedicada a alguns temas presentes em toda elucubração filosófica. Assim como os antigos se preocupavam com a vida, a morte, a justiça, a verdade, o século XXI não consegue responder à multiplicidade de questões que eles continuam a propor. Não existem respostas definitivas às indagações que nos fustigam.


Em seguida, alguns amigos de viagem foram escolhidos para mostrar que nada há de novo sobre a Terra, a não ser o depauperamento da camada de ozônio. Esses namorados da sabedoria oferecem farto alimento a quem se detiver sobre o que nos legaram.


Por último, um glossário mostra que o universo da filosofia é muito mais amplo do que se imagina e tende a ser inexaurível. Tudo é filosofia, pois ela é constituída do apreço pelo saber. Infinitos os saberes, daí resulta a infinitude da filosofia. Cada verbete pode servir para instigar a curiosidade e estimular uma pesquisa para aprofundar o conceito.


Este é o convite, à espera de aceitação." [Da Nota do Autor]


------------------------------


Embora a Filosofia seja essencial, ela nem sempre consegue atrair o interesse da juventude. E é essa a proposta do autor: incentivar o jovem a incursionar na temática própria da Filosofia e incitar seu interesse por gradual aprofundamento no assunto. No campo do Direito, é fazer refletir sobre a realidade jurídica, não simplesmente memorizar textos legislativos, doutrinários e jurisprudenciais é problematizar, questionar, indagar, em contraposição ao excessivo tecnicismo que isola o fenômeno do Direito dos demais fatos da vida. Na introdução, o Autor esclarece o porquê da Filosofia e o porquê da Filosofia no Direito, conceitua Filosofia e ensina a filosofar. Em seguida, trata dos temas recorrentes nas cogitações do ser humano: vida, morte, liberdade, igualdade, justiça, eqüidade, direito, tolerância, verdade. Na última parte, traz o pensamento de grandes filósofos sobre esses temas: Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Kant, Hegel, Kierkegaard, Nietzsche, Weber, Bérgson, Wittgenstein. Ao final, fornece um glossário com os termos menos usuais do vocabulário cotidiano.

Edições (1)

ver mais
Por Que Filosofia?

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 25
25%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

61%

39%

marciov79
cadastrou em:
28/02/2011 22:13:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR