Diário da queda

Diário da queda Michel Laub


Compartilhe


Diário da queda





Um homem no momento definitivo da vida reflete sobre a história de três gerações para responder a perguntas a um tempo banais e complexas, tanto para alguém que conhece as tragédias da humanidade quanto para uma criança: por que o mundo é deste jeito? E como um indivíduo se torna aquilo que é?

Um garoto de treze anos se machuca numa festa de aniversário. Quando adulto, um de seus colegas narra o episódio. A partir das motivações do que se revela mais que um acidente, cujas consequências se projetam em diversos fatos de sua vida nas décadas seguintes - a adolescência conturbada, uma mudança de cidade, um casamento em crise -, ele constrói uma reflexão corajosa sobre identidade, afeto e perda.

Dessa reflexão fazem parte também as trajetórias de seu pai, com quem o protagonista tem uma relação difícil, e de seu avô, sobrevivente de Auschwitz que passou anos escrevendo um diário secreto e bizarro. São três gerações, cuja história parece ser uma só; são lembranças que se juntam de maneira fragmentada, como numa lista em que os fatos carregam em si tanto inocência quanto brutalidade.

Numa prosa que oscila entre violência, lirismo e ironia, com pausas para uma neutralidade quase documental na descrição de cheiros, gostos, sons, fatos e sentimentos, Diário da Queda - livro selecionado pela Bolsa Funarte de Criação Literária - é uma viagem inusitada pela memória de um homem no momento em que ele precisa fazer a escolha que mudará sua vida.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Diário da queda

Similares

(41) ver mais
Barba ensopada de sangue
É isto um homem?
A maçã envenenada
Os lados do círculo

Resenhas para Diário da queda (89)

ver mais
Reflexões diversas sobre causas e consequências dos comportamentos humanos
on 16/1/24


Fiz a meta de ler bastante em 2024, e estou tentando variar o tipo de leitura que faço, de modo que eu não leia dois livros seguidos com o mesmo estilo de escrita. Minha quarta leitura do ano foi "Diário da Queda", do escritor brasileiro Michel Laub. Um livro pesaaaado, bem diferente dos que eu tinha lido até agora, que traz um relato um tanto quanto desiludido escrito em primeira pessoa. A sensação que temos é a de estarmos lendo pensamentos despejados no papel (a escrita é rápida, co... leia mais

Estatísticas

Desejam253
Trocam7
Avaliações 4.0 / 1.400
5
ranking 34
34%
4
ranking 43
43%
3
ranking 18
18%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

32%

68%

Samir
cadastrou em:
22/03/2011 09:48:52
Jenifer
editou em:
18/12/2021 19:34:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR