Física e Filosofia

Física e Filosofia Werner Heisenberg


Compartilhe


Física e Filosofia





WERNER HEISENBERG (1901-1976) é o descobridor da "mecânica das matrizes", a primeira formulação exata da mecânica quântica, o que o torna uma das figuras mais importantes da física moderna.

Em Física e Filosofia, obra de interesse para estudiosos das ciências e da filosofia, Heisenberg analisa o profundo impacto que o advento da física moderna nas primeiras décadas deste século exerceu sobre idéias filosóficas fundamentais, como o espaço, o tempo, relações de causa e efeito e o grau de objetividade alcançável nas observações humanas sobre a natureza. Neste último aspecto, a grande contribuição veio do próprio Heisenberg, através do princípio da indeterminação, ou principio da incerteza, cujo enunciado limita de uma forma intrínseca o conhecimento possível sobre o comportamento de partículas microscópicas, devido à inevitabilidade de uma interferência do observador sobre o fato observado. A partição cartesiana entre o Eu (res cogitans) e o Mundo (res extensa) fica assim fortemente abalada. Também a lei Kantiana da causalidade perde seu sentido em face do caráter probabilístico da mecânica quântica. De maneira semelhante os conceitos de espaço e tempo foram intensamente efetuados pela teoria da relatividade de Einstein.

Estes desenvolvimentos levam Heisenberg a questionar a efetividade da linguagem comum em descrever a estrutura dos átomos, o que de um certo modo o aproxima das idéias filosóficas orientais, como discutido por Fritijof Capra em O Tao da Física. Também de grande interesse em Física e Filosofia é a apresentação de uma história breve das idéias filosóficas sobre a estrutura da matéria, desde a Grécia Antiga, e sua relevância para a teoria quântica. Nas últimas páginas desta obra, Heisenberg nos deixa uma nota de esperança, ante o crescimento aterrorizante das armas nucleares, de que a atitude científica de tolerância - forçada pelas próprias limitações de cada paradigma cientifico - possa eventualmente contribuir para a coexistência e a colaboração entre as diversas tradições culturais da Terra.

A atualidade dos tópicos discutidos e a profundidade da abordagem de Heisenberg fazem desta uma reedição oportuna.

Edições (3)

ver mais
Física e Filosofia
Física e Filosofia
Física e Filosofia

Similares


Resenhas para Física e Filosofia (1)

ver mais
on 30/3/09


Título original: Physics and Philosofy: the Revolution in Modern Science O livro é obra de interesse para estudiosos das ciências e da filosofia, o autor analisa o profundo impacto que o advento da física moderna nas décadas deste século exerceu sobre as ideias filosóficas fundamentais, como o espaço, o tempo, relações de causa e efeito e o grau de objetividade alcançável nas observações da natureza. É um livro indispensável para compreender a física após Einstein.... leia mais

Estatísticas

Desejam16
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 26
5
ranking 62
62%
4
ranking 35
35%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

64%

36%

Aurelius
cadastrou em:
21/03/2009 17:16:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR