Orgia

Orgia Tulio Carella


Compartilhe


Orgia


Os diários de Tulio Carella | Recife 1960




Nova edição revista de um livro muito cultuado sobretudo por suas páginas eróticas, reproduzidas em estudos sobre sexualidade em vários países, bem como por uma acurada e até hoje atual observação crítica da realidade brasileira. Orgia é, ainda, um dos textos mais maduros de um dos melhores ensaístas, poetas e dramaturgos argentinos do século XX. Convidado a dar aulas de teatro na Universidade Federal de Pernambuco, Carella se apaixonou pela sensualidade do Recife e pela beleza de seus negros e mestiços, e assim passou a experimentar vivência homossexual, relatada nestes diários íntimos.

Esgotado desde sua primeira e única edição em 1968, o diário de Tulio Carella (1912-1979) revela o complexo quotidiano do Recife no ano de 1960, da inauguração de Brasília e da eleição de Miguel Arraes para prefeito da capital pernambucana com o apoio do Partido Comunista Brasileiro. Nesse contexto, Carella foi erroneamente identificado pelas autoridades militares como contrabandista de armas de Cuba revolucionária. Preso, passou cerca de quinze dias sob tortura, até ser deportado para seu país natal.

Senhor de uma prosa saborosa e repleta de erudição, além de compromisso ético-social no mais alto patamar, o humanista Carella revelou-se, neste livro, um precursor dos movimentos pan-amercanista e de liberação sexual que marcaram a década de 1960.

Esquecido pelas crônicas literárias argentina e brasileira desde 1968, apesar de ser autor de 26 obras (Bibliografia completa nesta edição), Tulio Carella é um nome a ser redescoberto.

A tradução de Orgia para o português é do também dramaturgo e escritor Hermilo Borba Filho (1917-1976) e foi revisada para esta edição, que também apresenta estudo introdutório sobre Carella no Brasil, por Alvaro Machado (A trajetória de uma confissão).

Biografia, Autobiografia, Memórias / LGBT / GLS / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Orgia

Similares


Resenhas para Orgia (3)

ver mais
Sexualmente tedioso
on 13/6/20


Opinião pessoal: foi muito difícil, achar esse livro. Fiquei decepcionado e achei a escrita dos diários confusos. A vida sexual de Carella chega a ser entediante.... leia mais

Estatísticas

Desejam32
Trocam2
Avaliações 4.0 / 25
5
ranking 35
35%
4
ranking 35
35%
3
ranking 23
23%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

70%

30%

Jenifer
editou em:
19/05/2019 12:32:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR