Como morrem os pobres e outros ensaios

Como morrem os pobres e outros ensaios George Orwell


Compartilhe


Como morrem os pobres e outros ensaios





Em textos escritos ao longo de duas décadas sobre tópicos que vão desde os dilemas do pacifismo até a decadência dos pubs londrinos, George Orwell emerge como um agudo observador do mundo e ao mesmo tempo um combatente incansável contra a hipocrisia política e a covardia intelectual.

Para George Orwell, nada substituía a experiência direta da vida. E foi com base na vivência pessoal e na observação crítica do mundo que ele escreveu ensaios, artigos e crônicas ao longo de toda a vida. Alguns dos mais representativos desses textos estão reunidos em Como Morrem os Pobres e Outros Ensaios.
Na primeira seção do livro, por exemplo, estão os relatos e reflexões de Orwell sobre sua vivência pessoal como sem-teto, colhedor boia-fria de lúpulo, presidiário e paciente de um hospital público. Em outra parte, enfeixam-se seus vigorosos artigos sobre o uso da linguagem verbal no romance, na poesia, na propaganda política e no jornalismo.
A gama de interesses do escritor é inesgotável. Com a mesma verve e conhecimento de causa, ele fala sobre temas graves, como a hipocrisia intelectual, ao lado de assuntos mais leves e aparentemente até fúteis, como os trajes da elite britânica e o gosto do cidadão inglês por crimes sensacionalistas.
De todos os tópicos, sejam grandes ou pequenos, Orwell extrai revelações sobre a estrutura da sociedade, as mudanças nos costumes, as transformações profundas operadas na Inglaterra e no mundo na primeira metade do século XX.

Ensaios / Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (2)

ver mais
Como morrem os pobres e outras histórias
Como morrem os pobres e outros ensaios

Similares

(27) ver mais
Orwell
Literatura e Política
1984
1984

Resenhas para Como morrem os pobres e outros ensaios (29)

ver mais
on 17/8/11


O problema (provavelmente o único) de se lançar um livro que com o tempo se transformar em um clássico é que o autor fica marcado por isso. Talvez as maiores características de Orwell sejam o seu olhar para a sociedade, as suas descrições do cotidiano e as suas conclusões frente a tudo que vivenciou. Se essas características levam os seus livros ao nível maior do que a maioria, isso leva os seus ensaios e colunas a importâncias mesmo após tantos anos. É uma forma única de conhecer dife... leia mais

Estatísticas

Desejam745
Trocam4
Avaliações 4.1 / 590
5
ranking 36
36%
4
ranking 44
44%
3
ranking 17
17%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

34%

66%

Helena
cadastrou em:
18/05/2011 00:43:48
Alê | @alexandrejjr
editou em:
30/05/2023 18:58:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR