Ciência Política

Reinaldo Dias



Ciência Política





Este é um livro introdutório à Ciência Política que procura abordar as relações de poder nas sociedades humanas e em particular no Estado Moderno. A política é analisada enquanto ciência e como componente fundamental na vida das pessoas. Busca destacar a importância do poder político, tanto na sua função de organizador da sociedade, como de instrumento de dominação de um grupo social pelo outro.

O poder, o Estado, o governo, os movimentos político, os grupos de pressão, os partidos políticos, as constituições, a opinião pública entre outros, são objeto de estudo da Ciência Política e são abordados neste livro de modo científico, com toda objetividade exigida. Nesse sentido, utilizou-se farta bibliografia, nacional e internacional, envolvendo a grande maioria dos clássicos da teoria política. No entanto, manteve-se uma linguagem acessível para facilitar a leitura daqueles que estão se iniciando na vida acadêmica, e de todos que queiram conhecer o significado da política na sociedade.

O livro tem como um dos seus objetivos centrais destacar a importância da democracia no mundo atual, e para tanto discute os vários elementos que a sustentam e aborda o processo histórico que a gerou. O processo político brasileiro é contemplado na maioria dos capítulos, com informações que subsidiam o entendimento da teoria contida em cada um deles; em particular, foi dado um tratamento especial aos motivmentos políticos, aos partidos, ao processo de formação constitucional e ao processo eleitoral.

APLICAÇÃO

Livro-texto para a disciplina Ciência POlítica dos Cursos de Direito, Administração, Relações Internacionais, entre outros, e leitura complementar para as disciplinas Teoria Geral do Estado, Direito Constitucional e Relações Internacionais, entre outras. Como bibliografia básica pode ser adotado em todos os cursos de pós-graduação em Direito e Relações Internacionais. Como é um livro de fácil leitura, didático, pode ser utilizado por aqueles que se envolvem com a política na prática, como: funcionários públicos, secretários municipais, prefeitos, vereadores, deputados, militantes partidários, etc.

Edições (1)

ver mais
Ciência Política

Similares


Estatísticas para Ciência Política

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 50
50%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

59%

41%



logo skoob
"O encontro dos livros com a web"

Ministério da Cultura