Nos Trilhos da Negociação Coletiva

Nos Trilhos da Negociação Coletiva Éverson Paulo dos Santos Craveiro


Compartilhe


Nos Trilhos da Negociação Coletiva


Uma Perspectiva Sindical




Esta obra trata da relação entre sindicato e empresa sob uma ótica jamais vista em termos literários no Brasil: a do sindicalista. A bibliografia em língua portuguesa sobre o assunto antes se restringia aos estudos acadêmicos ou de autoria de representantes de empresas. Éverson Craveiro, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Transporte de Passageiros da Zona Sorocabana, desde 1992, veio mostrar que acordos deste gênero devem ser vistos de uma forma diferente.
Ele deixa claro o sentido da troca como essência da negociação e mostra que se engana quem acha que sindicato e empresa devam necessariamente ser inimigos. Ao contrário, afirma que uma relação saudável durante os 365 dias do ano faz com que andem rigorosamente juntos, sempre que possível, e rigorosamente separados, sempre que necessário. Importante e inteligente, sem dúvida, que as partes saibam sempre que as divergências nascem e morrem durante o processo negocial.
Para ele, muitos são os sindicalistas cooptados por empresas, de uma forma desleal com os trabalhadores. Esses devem se pautas nas reais necessidades daqueles que representam (hoje chamados de colaboradores, não mais trabalhadores), lutando, por exemplo, por um salário mais digno, não apenas por benefícios que o trabalhador deveria poder pagar se ganhasse dignamente.
Esta é uma leitura fundamental tanto para aqueles que representam como aqueles que são representados, tanto a favor da empresa quanto a favor da força de trabalho. Acadêmicos, representantes, sindicalistas e trabalhadores serão igualmente beneficiados com as experiências de quem trabalha com o assunto há anos.


Edições (1)

ver mais
Nos Trilhos da Negociação Coletiva

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Qualitymark
cadastrou em:
01/08/2011 15:01:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR