Os últimos soldados da Guerra Fria

Os últimos soldados da Guerra Fria Fernando Morais


Compartilhe


Os últimos soldados da Guerra Fria


A história dos agentes infiltrados por Cuba em organizações de extrema direita nos Estados Unidos




Organizações criminosas internacionais, aventuras mirabolantes, disfarces perfeitos, emissários secretos, conquistas amorosas: o novo livro de Fernando Morais traz todos os elementos de suspense de um romance de espionagem. Mas não contém um só pingo de ficção. Contando a saga da Rede Vespa, um seleto grupo de agentes secretos que se infiltrou em organizações anticastristas em Miami, o autor nos transporta ao incrível mundo desses James Bonds tropicais, que ao contrário do agente secreto inglês têm ainda de enfrentar uma profunda penúria de recursos - técnicos e financeiros - enquanto desempenham seu trabalho perigoso e solitário.

No início da década de 1990, Cuba criou a Rede Vespa, um grupo de doze homens e duas mulheres que se infiltrou nos Estados Unidos e cujo objetivo era espionar alguns dos 47 grupos anticastristas sediados na Flórida. O motivo dessa operação temerária era colher informações com o intuito de evitar ataques terroristas ao território cubano. De fato, algumas dessas organizações ditas “humanitárias” se dedicavam a atividades como jogar pragas nas lavouras cubanas, interferir nas transmissões da torre de controle do aeroporto de Havana e, quando Cuba se voltou para o turismo, depois do colapso da União Soviética, sequestrar aviões que transportavam turistas, executar atentados a bomba em seus melhores hotéis e até disparar rajadas de metralhadoras contra navios de passageiros em suas águas territoriais e contra turistas estrangeiros em suas praias.

Em cinco anos, foram 127 ataques terroristas, sem contar as invasões constantes do espaço aéreo cubano para lançar panfletos que, entre outras coisas, proclamavam: “A colheita de cana-de-açúcar está para começar. A safra deste ano deve ser destruída. [...] Povo cubano: exortamos cada um de vocês a destruir as moendas das usinas de açúcar”. Em trinta ocasiões, Havana formalizou protestos contra Washington pela invasão de seu espaço aéreo por aviões vindos dos Estados Unidos - sem nenhum efeito. Enquanto isso, em entrevistas, líderes anticastristas na Flórida diziam explicitamente: “A opinião pública internacional precisa saber que é mais seguro fazer turismo na Bósnia-Herzegovina do que em Cuba”.

Os últimos soldados da Guerra Fria narra a incrível aventura dos espiões cubanos em território americano e revela os tentáculos de uma rede terrorista com sede na Flórida e ramificações na América Central, e que conta com o apoio tácito nos Estados Unidos de membros do Poder Legislativo e com certa complacência do Executivo e do Judiciário. Ao escrever uma história cheia de peripécias dignas dos melhores romances de espionagem, Fernando Morais mostra mais uma vez como se faz jornalismo de primeira qualidade, com rigor investigativo, imparcialidade narrativa e sofisticados recursos literários.

História / Não-ficção / Política

Edições (1)

ver mais
Os últimos soldados da Guerra Fria

Similares

(9) ver mais
Corações Sujos
Chatô
De Cuba, com carinho
Os Segredos que Guardamos

Resenhas para Os últimos soldados da Guerra Fria (32)

ver mais
A luta de Cuba contra o terrorismo: contraespionagem e a crise dos anos 90
on 27/1/22


Neste exímio trabalho de investigação jornalista e histórica publicado em 2011, o jornalista Fernando Morais nos mostra como se organizavam os grupos de contraespionagem de Cuba ante as ameaças de terroristas de dissidentes da Revolução Cubana e grupos anticastristas em território estadunidense, em especial forças que conspiravam contra o regime cubano em Miami e na América Central. A partir da década de 1990, quando Cuba enfrentava uma crise econômica por conta do fim da União So... leia mais

Vídeos Os últimos soldados da Guerra Fria (2)

ver mais
Resenha Crítica | WASP NETWORK, adaptação de livro de FERNANDO MORAIS com WAGNER MOURA

Resenha Crítica | WASP NETWORK, adaptação de

Trailer: Os últimos soldados da Guerra Fria

Trailer: Os últimos soldados da Guerra Fria


Estatísticas

Desejam132
Trocam8
Avaliações 4.3 / 536
5
ranking 49
49%
4
ranking 34
34%
3
ranking 15
15%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Helena
cadastrou em:
07/08/2011 22:47:01
Cardoso
editou em:
24/12/2018 16:42:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR