O Sincronicídio

O Sincronicídio Shiva


Compartilhe


O Sincronicídio


Sexo, morte e revelações transcendentais




Esta é uma história que vai desafiando o leitor aos poucos, matreiramente, conquistando primeiro sua confiança antes de conduzi-lo a voos cada vez mais altos da imaginação. O SINCRONICÍDIO é um romance policial à sua maneira, que consiste em misturar todas as outras: as refinadas charadas do whodunit são apresentadas em meio a truculentas cenas noir, e o clássico mistério do quarto fechado é servido de modo a atender ao gosto moderno pela escatologia. Ocorre que esta é uma obra de muitas camadas, múltiplas possibilidades de interpretação. Não é exagero afirmar que nunca antes uma história policial foi contada dessa maneira.

Quanto ao estilo, a narrativa segue o padrão essencial do folhetim, finalizando cada segmento do texto em suspense, de forma a instigar o leitor a prosseguir com a leitura. Quanto à estrutura, este é um livro que escapa aos padrões, ao se propor como interseção literária entre dois ricos universos semânticos: o xadrez e o I Ching. O SINCRONICÍDIO é dividido em 64 capítulos apresentados fora da sequência numérica, cada qual representado pelo correspondente hexagrama do I Ching, o Livro das Mutações, milenar oráculo chinês. O hexagrama é apresentado ao início do capítulo em uma engenhosa adaptação para o xadrez, que substitui as linhas yang e yin pelas casas brancas e negras do tabuleiro, sinalizando as linhas móveis através de peças que ocupam as respectivas casas.
O resultado são verdadeiros “poemas enxadrísticos”, uma curiosidade a mais para o leitor comum e um deleite para os entusiastas do Jogo dos Reis.

O livro estruturado dessa forma, ao mesmo tempo em que propicia ao leitor uma apresentação original e atraente para a sua história, revela também afinidade com um alto anseio literário: expressar, através do romance, a totalidade da vida em sua complexidade. Pelo mesmo motivo, à semelhança de obras como Ulisses de James Joyce e Mrs Dalloway de Virginia Woolf, a história toda acontece em um único dia, o dia do Sincronicídio.

Romance policial

Edições (2)

ver mais
O Sincronicídio
O Sincronicídio

Similares

(1) ver mais
O Jogo da Morte

Resenhas para O Sincronicídio (22)

ver mais
só para quem gosta de sexo, morte e revelações transcendentais…
on 1/12/21


Em agosto deste ano participei de um podcast da Editora Caligo, celebrando os 8 anos de lançamento do livro “O Sincronicídio: sexo, morte & revelações transcendentais” (https://youtu.be/S-abB--K-u8). Foi uma conversa muito divertida, que rendeu boas risadas, mas lá pelas tantas a querida Bia Machado, editora da Caligo, resolveu me chamar na chincha, cobrando a entrega (inúmeras vezes adiada) da versão digital do livro. Sou muito grato por essa carinhosa chamada, que me fez tomar tenênc... leia mais

Estatísticas

Desejam33
Trocam4
Avaliações 4.4 / 65
5
ranking 57
57%
4
ranking 31
31%
3
ranking 6
6%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Bia Machado
cadastrou em:
08/08/2011 16:02:18
Bia Machado
editou em:
21/12/2014 01:49:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR