As esganadas

As esganadas Jô Soares


Compartilhe


As esganadas





Em As esganadas, o autor do best-seller O xangô de Baker Street explora mais uma vez tema que lhe é caro: os assassinatos em série. No entanto, tal como Alfred Hitchcock, que desprezava os romances policiais cujo objetivo se resume a descobrir quem é o criminoso (o famoso ''whodonit''), Jô Soares revela logo no início não somente quem é o desalmado como sua motivação psicológica (melhor dizer psicanalítica) para matar.

O delicioso núcleo narrativo está nas tentativas aparvalhadas da polícia de encontrar um criminoso que, além de muito esperto e de não despertar suspeita nenhuma, possui uma rara característica física que dificulta sobremaneira a utilização dos novos ''métodos científicos'' da polícia carioca. Para investigar os crimes, o famigerado chefe de polícia Filinto Müller designa um delegado ranzinza, assessorado por um auxiliar obtuso e medroso, e que contará com a inestimável ajuda de um sofisticado e culto ex-inspetor. Na perseguição ao criminoso, os três investigadores ganham a desejável companhia de uma jovem linda, destemida, viajada e moderna, que é repórter e fotógrafa da principal revista ilustrada do país.

O leitor também pode se fartar aqui com uma outra faceta constante da obra literária de Jô Soares: a escolha de um momento do passado para cenário de sua narrativa, o que lhe permite entrar em detalhes históricos curiosos enquanto desenvolve a trama. Desta vez, voltamos ao Rio de Janeiro do Estado Novo, tendo por pano de fundo mais amplo o avanço do nazismo e as primeiras nuvens ameaçadoras que anunciam a Segunda Guerra Mundial. Entre os eventos da época que Jô resgata estão uma corrida de automóveis no Circuito da Gávea (de que participam o cineasta Manoel de Oliveira e o lendário Chico Landi) e a transmissão pelo rádio da derrota do Brasil de Leônidas da Silva para a Itália na semifinal da Copa de 1938, na França.

Com a verve que lhe é característica, Jô consegue, neste As esganadas, realizar a façanha de narrar uma série de crimes brutais, com requintes inimagináveis de crueldade, e deixar o leitor com um sorriso satisfeito nos lábios.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance policial

Edições (1)

ver mais
As esganadas

Similares

(13) ver mais
O Opositor
Evolução Decrescente
No vermelho
O Homem Federal

Resenhas para As esganadas (330)

ver mais
on 26/1/13


Em As Esganadas, Jô Soares carrega pesado em uma característica que deveria seguir ao lado do nosso famoso "jetinho"... estou falando do deboche. Nessa obra passada nas ruas do Rio de Janeiro de Getúlio Vargas, o autor não tem piedade nenhuma e zomba de tudo e de todos. Das vítimas que dão o título as autoridades, do esporte nacional oficial ao não tão bem quisto hoje em dia (em outras palavras, rixa de galo) e, é claro, do brasileiro ao português. Espere uma saraivada de piadas ... leia mais

Estatísticas

Desejam409
Trocam256
Avaliações 3.6 / 6.113
5
ranking 25
25%
4
ranking 33
33%
3
ranking 31
31%
2
ranking 9
9%
1
ranking 2
2%

33%

67%

Blendon Moreira
editou em:
19/12/2023 19:20:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR