Mel de Leão

Mel de Leão David Grossman


Compartilhe


Mel de Leão


[O mito de Sansão]




A história de Sansão - o guerreiro cuja força residia nos cabelos e que, traído pela mulher, derrubou sobre a própria cabeça um palácio com 3 mil filisteus - é bastante conhecida. Em Mel de Leão, no entanto, David Grossman, um dos maiores expoentes da literatura comtemporânea, mostra como nossa interpretaçõa desse persongaem do Velho Testamento não dá conta de toda a sua complexidade.
Embora seja a ideia difundida em inúmeros filmes e livros, Sansão nunca escolheu ser o vingador do seu povo contra os opressores filisteus, até porque nunca lhe foi dada uma escolha.
Desde a concepção divina e o nascimento, seu destino já estava traçado. Com olho de romancista e pena de erudito, o autor analisa os motivos e as intenções de Sansão em cada um de seus atos.
Mel de Leão não é, entretanto, uma exegese bíblica, a exigir conhecimento de línguas mortas e anos de estudo. É um texto leve, uma romantização do mito, uma investigação psicológica do personagem bíblico. Que passa, aqui, de gigante poderoso e ingênuo a homem multifacetado e cheio de inquietações, que luta durante toda sua breve existência para conquistar uma identidade, em contradição com a própria missão divina.
A interpretação de Grossman acaba por dar cores de tragédia clássica ao mito, e assim amplifica sua força. Para além disso, o Sansão do autor nos faz refletir não só sobre questões religiosas e grandes destinos, mas também sobre o mundo contemporâneo e o homem comum.
__________________________________________

Mitos são histórias universais e atemporais que moldam e espelham nossas vidas - exploram nossos desejos, nossos medos, nossas esperanças. São narrativas que refletem a condição humana e nos ajudam a compreender quem somos.
Nesta coleção, escritores renomados criam uma nova versão para os grandes mitos da humanidade. - Coleção MITOS

Edições (1)

ver mais
Mel de Leão

Similares

(4) ver mais
Breve história do mito
Retrato do artista quando velho
O mal de Montano
O tempo envelhece depressa

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 7
5
ranking 14
14%
4
ranking 57
57%
3
ranking 0
0%
2
ranking 14
14%
1
ranking 14
14%

59%

41%

Larissa F.
cadastrou em:
11/10/2011 21:24:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR