A casa dos náufragos

A casa dos náufragos Guillermo Rosales


Compartilhe


A casa dos náufragos





Exilado em Miami, o escritor cubano William Figueras é internado pela família em um asilo destinado a inválidos e doentes mentais. Sofrendo de alucinações auditivas episódicas e comportamento paranoico não violento, o personagem está em posição privilegiada em relação aos outros pacientes. Já te observei bastante, diz o abjeto zelador da instituição, e você não está louco. O que a princípio poderia ser uma vantagem termina por aprofundar sua dor.

Capacitado a compreender o estado de miséria humana que o rodeia, desnutrido, perturbado e sem perspectivas, o escritor pressente a morte. Egresso de uma Cuba mergulhada na ideologia e na censura, ele se situa no presente como um náufrago que nem pertence ao território que habita nem sente falta do que abandonou.

A exemplo de sua ficção, Guillermo Rosales também deixou Havana e se mudou para Miami em 1979, onde permaneceu até a morte, em 1993. Membro do círculo intelectual cubano que se transferiu para os Estados Unidos, foi lido pela comunidade hispanófona de Miami, mas permaneceu desconhecido do grande público, já que A casa dos náufragos só foi traduzido para o inglês nos anos 2000.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
A casa dos náufragos

Similares


Resenhas para A casa dos náufragos (4)

ver mais
Uma grata surpresa
on 18/1/22


Este é um achado! Chamou minha atenção a capa, com uma casinha amarela flutuando em um oceano sombrio: A casa dos náufragos! Quem seriam estes náufragos? A edição possui folhas amarelas de boa gramatura e boa diagramação, ou seja, não é uma obra qualquer. Comecei a ler e... Não parei mais! É um texto triste e deprimente, e alguns momentos tive que interromper a leitura para espairecer. William Figueras, o protagonista, é um escritor cubano, que exilou-se em Miami. Sofre de alucinaçõ... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam4
Avaliações 4.0 / 52
5
ranking 33
33%
4
ranking 44
44%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
19/10/2011 19:58:47
Jenifer
editou em:
09/11/2019 00:25:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR