Restos

Restos Mário Araújo


Compartilhe


Restos





Vencedor do Prêmio Jabuti em 2006, Mário Araújo não engana o leitor sobre o que este vai encontrar pela frente. A narrativa de abertura dá título e tom ao livro: num cemitério, um homem acompanha o remanejamento dos restos mortais de seus parentes, a fim de abrir espaço no jazigo da família para o corpo do pai recém-falecido.

Admirado por críticos e escritores de calibre como Ignácio de Loyola Brandão, Luiz Ruffato e Moacyr Scliar, Araújo enfileira outros 19 contos marcados por observações da morte e da solidão.

Segundo o autor, "de uma como da outra, pode-se afirmar que foram alijadas das conversas cotidianas, em um mundo dominado pela preocupação com a sobrevivência, com a fama e com o êxito econômico e profissional a qualquer custo. No livro, porém, merecem ênfase especial, pois entendo que a literatura deva recuperar os espaços excluídos da vida cotidiana, por meio da exploração do que há de trágico, de mágico e de sublime nas situações ditas corriqueiras".

Para Sérgio Fantini, autor do texto de orelha, Araújo capta instantâneos do dia-a-dia, pinçando-os. "Como um cientista que revira seu objeto de estudo sob as lâmpadas e lentes de um laboratório, ele procura flagrar indivíduos reais nos momentos em que tudo está por findar-se: um grande amor, a amizade, uma competição, uma religião, o sonho, uma vingança, a vida."

Marcada pela precisão em narrativa curta e ao mesmo tempo por ritmo e emoção próprios, a produção literária de Mário Araújo se destaca na novíssima geração de escritores brasileiros. A literatura de Mário Araújo é uma válvula que abre caminhos para uma análise do indivíduo. Como bem define Fantini, "são lentes para o homem em momentos de solidão"; e nada melhor que a literatura para abrir os olhos e alimentar o espírito.

Fonte: http://www.americanas.com.br/produto/6733548/livros/literaturanacional/contosecronicas/livro-restos

Edições (1)

ver mais
Restos

Similares


Resenhas para Restos (1)

ver mais
"Restos", Mário Araújo
on 23/8/12


Uma grata surpresa, a descoberta de Mário Araújo, um dos escritores mais perspicazes desta recente nova geração. Este livro é uma coletânea de contos e crônicas, nos quais o autor revela um olhar sem muitas esperanças sobre o cotidiano - mas escritos com inventividade e humor em alguns momentos, e com habilidade e inteligência em todos os momentos. Um dos pontos mais altos do livro está no conto "Ancião Ansioso", um acontecimento vulgar, narrado com muita sagacidade e compet... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

54%

46%

Thiago Lins
cadastrou em:
03/11/2011 17:35:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR