A Noite da Borboleta Dourada

A Noite da Borboleta Dourada Tariq Ali


Compartilhe


A Noite da Borboleta Dourada (Quinteto Islâmico #5)





Um dos mais talentosos contadores de histórias e crítico das mazelas políticas de se país natal, o paquistanês Tariq Ali mescla reflexão e cultura, segredos e teorias da conspiração, para construir o último volume de seu quinteto sobre o islã. Iniciada com Sombras da romãzeira, a série de intrincados romances históricos traça um panorama épico do universo muçulmano: dos mouros na Espanha, passando pelo Império Otomano e, ainda, os cartógrafos medievais em Palermo.

Os cinco livros consumiram quase 20 anos da vida de Tariq, um dos intelectuais mais atuantes contra o imperialismo norte-americano, autor, também, de livros polêmicos como Confronto de fundamentalismos e Bush na Babilônia. Escritor, cineasta e um dos editores da New Left Review, o paquistanês é referência nos debates sobre os rumos da globalização e política internacional. Em A noite da borboleta da dourada, ele mais uma vez lança mão de sua habilidade para transgredir, de forma sutil, figuras e instituições tradicionais do Paquistão.

Logo no início do romance, o narrador é lembrado de uma dívida de honra. O credor é Mohammed Aflatun, conhecido como Plato. Um irascível, mas talentoso pintor, que vive num Paquistão onde a dignidade humana é artigo escasso. Depois de anos evitando os holofotes, Plato quer que sua trajetória de vida seja contada. Assim, somos apresentados à Alice Stepford, sua amiga londrina, agora uma crítica musical radicada em Nova York; à senhora Latif, dona de casa de Islamabad, cuja predileção por generais a leva até Paris; e à Jindie, a borboleta, seu primeiro amor.

Tariq revela fragmentos do islã contemporâneo, o cotidiano dos paquistaneses, tudo isso entremeado à vida da família de Jindie — um de seus antepassados, Dù Wènxiú liderou uma rebelião muçulmana no século XIX e governou a região por quase uma década como sultão Suleiman. Suas ações despóticas servem de espelho para a situação atual do país. A noite da borboleta da dourada é uma história de radicalismo secular que ajuda na compreensão das crises contemporâneas. O fecho perfeito para uma das mais belas séries da literatura atual.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance / Suspense e Mistério

Edições (1)

ver mais
A Noite da Borboleta Dourada

Similares

(12) ver mais
Maravilhas do Conto Árabe
Sombras da romãzeira
sombras da romanzeira
O Livro de Saladino

Resenhas para A Noite da Borboleta Dourada (6)

ver mais
Descortinando novos mundos
on 10/5/20


Esse é o 5o (e o último) livro da série de romances históricos do autor, mas não se preocupem, é perfeitamente possível ler só esse. E vale muito a pena! Sim, em alguns momentos você pode precisar ir atrás de fatos históricos, não narrados nos outros livros, mas os recentes, que nós mesmos vimos acontecer. Em muitos outros você pode se surpreender com fatos que achávamos impossíveis acontecer em um pais islâmico... Mas aí que entra a crítica que um dos personagens faz, de que conhecemo... leia mais

Estatísticas

Desejam34
Trocam2
Avaliações 3.4 / 31
5
ranking 13
13%
4
ranking 32
32%
3
ranking 45
45%
2
ranking 6
6%
1
ranking 3
3%

30%

70%

Mag
cadastrou em:
11/11/2011 16:19:42
Perigor
editou em:
26/01/2023 17:59:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR