A Geração da Utopia

A Geração da Utopia Pepetela


Compartilhe


A Geração da Utopia





A editora Leya lança em fevereiro “Mayombe” e “A geração da utopia”, dois dos mais importantes romances do escritor angolano Pepetela, há muito esgotados no Brasil.
Publicado originalmente em 1980, “Mayombe” foi escrito durante a participação de Pepetela na guerra de libertação de Angola, e retrata o cotidiano dos guerrilheiros do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) em luta contra as tropas portuguesas. O romance inova ao abordar não somente as ações, mas os sentimentos e reflexões daquele grupo, as contradições e conflitos que permeavam sua organização e as relações estabelecidas entre pessoas que buscavam construir uma nova Angola livre da colonização.
Já “A geração da utopia”, de 1992, acompanha um grupo de jovens que sonhou e lutou por um país livre e se depara com a realidade de Angola pós-independência. Com ironia e espírito crítico, o romance revê e confronta os valores revolucionários expostos em “Mayombe” com o que foi efetivamente construído após a vitória do MPLA sobre Portugal.
A publicação de “Mayombe” e “A geração da utopia” inaugura um esforço de trazer ao Brasil títulos esgotados da obra de Pepetela. A Leya cumpre assim sua missão de difusão da língua portuguesa em uma de suas mais brilhantes expressões.
Sobre o autor
Nascido em Benguela, em 1941, Pepetela é um dos mais importantes escritores de Angola. Expoente de sua geração, traz em suas obras o olhar arguto de quem participou das principais transformações políticas e sociais de seu país na condição de protagonista. Alia sua visão privilegiada da história angolana a um texto primoroso, que tem conquistado legiões de admiradores ao redor do mundo. Foi ganhador do Prêmio Camões em 1997 por sua contribuição inestimável para a literatura de língua portuguesa.


Drama / Ficção / História

Edições (4)

ver mais
A Geração da Utopia
A Geração da Utopia
A Geração da Utopia
A Geração da Utopia

Similares

(5) ver mais
Lueji
Mayombe
O tímido e as mulheres
Se o passado não tivesse asas

Resenhas para A Geração da Utopia (4)

ver mais
'Ipsis literis' de mim mesmo:
on 30/10/10


Dividido em quatro macro-segmentos (“A Casa”, “A Chana”, “O Polvo” e “O Templo”), escritos com intervalos de mais ou menos dez anos entre um e outro, “A Geração da Utopia” é, desde já, um de meus livros favorito! É tudo tão urgente, é tudo tão político (no sentido mais minimalista do termo) que não posso esquivar-me de ser atingido no cérebro, no coração, no pênis e onde quer mais que eu demonstre sensibilidade em relação aos nervos de meu corpo! A primeira frase do romance já me enc... leia mais

Estatísticas

Desejam135
Trocam1
Avaliações 4.4 / 172
5
ranking 54
54%
4
ranking 34
34%
3
ranking 12
12%
2
ranking 0
0%
1
ranking 1
1%

28%

72%

Helena
cadastrou em:
04/02/2013 13:50:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR