Cobra-Grande, histórias da Amazônia

Cobra-Grande, histórias da Amazônia Sean Taylor


Compartilhe


Cobra-Grande, histórias da Amazônia





Não apenas a fauna e a flora da floresta Amazônica, mas também a sua cultura desperta a atenção de pessoas em todos os lugares do planeta. Gente como o premiado poeta inglês Sean Taylor, que reconta contos e lendas, assim como sua viagem pela bacia amazônica, em Cobra-Grande, histórias da Amazônia, lançamento infanto-juvenil de Edições SM.
Taylor viajou pelas águas do Rio Amazonas escutando “causos” de contadores locais e anônimos e do poeta Thiago de Mello. E, como em um diário, insere suas impressões sobre tudo que vê e escuta, dando um toque muito pessoal à sua viagem de Abaetetuba a Manaus, passando por muito da mitologia amazônica.
O resultado é um conjunto saboroso de histórias, como o que dá título ao livro, A cobra grande, onde encontramos uma oca que cria, como filhos, duas enormes cobras: a cruel Maria Cananina, que atormenta os moradores ribeirinhos, e Norato, que tem bom coração e orienta os pescadores. Além das enormes serpentes, também onças traiçoeiras, o mais lento dos bichos-preguiça, e um curupira de arrepiar são alguns dos protagonistas do livro, em histórias cheias de aventura, de seres lendários e de mistérios da floresta tropical.
O consagrado ilustrador Fernando Vilela foi o responsável pela parte gráfica do livro, que traz ilustrações feitas com tinta nanquim, gravura em madeira (xilogravura) e carimbos. Com prêmios recebidos no Brasil e no exterior, Vilela é também artista plástico, designer e arte-educador. Em 2007, ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro de ilustração infantil ou juvenil.
Sobre o autor - Sean Taylor nasceu em 1965 na Inglaterra e, após ensinar em comunidades rurais no Zimbábue, formou-se em literatura inglesa na Universidade de Cambridge. Trabalhou como redator de jornal e professor de literatura. Atualmente divide seu tempo entre sua terra-natal e o Brasil, país de sua mulher. Sua primeira viagem à Amazônia foi em 1995 e, nove mais anos mais tarde, subiu o rio pela terceira vez para escrever este livro.

Edições (1)

ver mais
Cobra-Grande, histórias da Amazônia

Similares


Resenhas para Cobra-Grande, histórias da Amazônia (2)

ver mais
on 7/1/24


Um livro delicioso, cheio de contos indígenas que te fazem mergulhar no Rio Amazonas...uma delícia de leitura . (Meu preferido)... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 4.0 / 13
5
ranking 36
36%
4
ranking 50
50%
3
ranking 7
7%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

9%

91%

Pluricom
cadastrou em:
30/11/2011 17:19:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR