Nove ensaios dantescos & A memória de Shakespeare

Nove ensaios dantescos & A memória de Shakespeare Jorge Luis Borges


Compartilhe


Nove ensaios dantescos & A memória de Shakespeare (Biblioteca Borges)





Volume da Biblioteca Borges que reúne ensaios sobre Dante, primeiramente coligidos em 1982, o celebrado conto "A memória de Shakespeare" e outros três contos fantásticos.

Ainda muito moço, Borges começou a percorrer a árdua topografia do mundo dantesco ao longo das viagens de bonde que o levavam ao trabalho cotidiano na sucursal Miguel Cané da biblioteca municipal de Buenos Aires. Descobriu então que os labirintos em italiano se deixavam vencer pela percepção central da mais extraordinária poesia, como se fossem o simples percurso de uma viagem lúcida e reflexiva através de um outro e mesmo universo em que se espelha, conforme a visão do grande poeta italiano, a aventura do homem na Terra e depois da morte. Em 1982, os ensaios deste livro são como relatos que refazem, numa tela fragmentária, os sugestivos pormenores simbólicos da história dessa viagem, ao mesmo tempo comum e insólita.

Depois vêm "A memória de Shakespeare" e mais três contos fantásticos, em que o tranquilo domínio do estilo e as pulsantes obsessões se casam a motivos recorrentes: "Shakespeare é meu destino", como se diz numa de suas páginas, mas além dele retornam a rosa, tantas vezes tematizada, os tigres, desta vez azuis e inalcançáveis, e o tema do duplo, que reescreve "O outro", do Livro de areia, de outra e mais complexa perspectiva. O conjunto formaria com algumas histórias não escritas um novo livro de contos, inacabado com a morte do autor em 1986.

Contos / Ensaios / Ficção / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Nove ensaios dantescos & A memória de Shakespeare

Similares

(39) ver mais
Dante e Virgílio
Dante Alighieri
Dante Alighieri
Nove Cartas Sobre A Divina Comédia

Resenhas para Nove ensaios dantescos & A memória de Shakespeare (5)

ver mais
A memória de Borges
on 14/4/12


O livro é muito bem escrito, o que é uma coisa óbvia, em se tratando do grande escritor argentino. A parte final, que traz quatro contos, sob o título de um deles, "a memória de Shakespeare", posso comentar de forma mais ampla. Pra variar, são textos brilhantes, povoados de lirismo, finas ironias e enredos extremamente originais. Na verdade, parece repetitivo, mas é isso: Borges era (e é) um gênio. A maneira como ele brinca com a própria identidade no primeiro conto, que tem uma data ... leia mais

Estatísticas

Desejam49
Trocam1
Avaliações 4.3 / 83
5
ranking 51
51%
4
ranking 37
37%
3
ranking 11
11%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Helena
cadastrou em:
02/01/2012 14:43:20
Alê | @alexandrejjr
editou em:
03/08/2023 22:47:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR