O Tempo

O Tempo Clarice Lispector


Compartilhe


O Tempo





Em O Tempo, Clarice Lispector faz aparições. A presença da escritora, como indica o curador Roberto Corrêa dos Santos, mostra-se em forma de frases, enunciados, sensações e pensamentos. O material foi cuidadosamente escolhido em parte da obra da grande escritora. Em um prosseguimento ao que havia iniciado em As Palavras(2013), desta vez o curador coleta frases de Clarice em Minhas queridas, Cartas perto do coração/Fernando Sabino,Clarice Lispector, Laços de família, Felicidade clandestina, O Lustre, A cidade sitiada e A maçã no escuro.
O resultado é uma coletânea que retrata, acima de tudo, o modo como pensava Clarice, seu senso de humor refinado e sagaz, suas fraquezas e franqueza. Enfim, sua forma de ver o mundo apresentada por meio de sua melhor aptidão: o texto. “Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo, mesmo mais que amor.” Ou ainda: “Escrever é respirar dentro da frase. É por algum silêncio nas linhas como nas entrelinhas para que o leitor possa respirar comigo, sem pressa, adaptando-se não só ao seu ritmo como ao meu, numa espécie de contraponto indispensável.”
O tempo pode ser lido de forma aleatória, colhendo uma frase aqui ou ali, mas alguns capítulos tornam-se ainda mais interessantes quando lidos de maneira linear. Partes de algumas obras são tão indissociáveis, que o curador optou por um recorte mais longo, como se fossem histórias curtas. Os capítulos estão divididos por livros. As frases foram colhidas na obra que nomeia o capítulo. Não se trata de um resumo, mas de escolhas que representam o fervor das ideias de Clarice. Como descreve o curador: “Em O tempo, a alta Clarice vai além de todo espanto, além de toda beleza: atinge o inatingível, o sobre-humano.”
A coletânea é indicada tanto a quem está tendo um primeiro contato com Clarice Lispector quanto para aqueles leitores-especialistas, que irão recordar passagens repletas de sabedoria verbal, plástica, afetiva, filosófica, poética e artística.

Ensaios / Contos / Crônicas

Edições (1)

ver mais
O Tempo

Similares

(12) ver mais
As palavras
O lustre
Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Resenhas para O Tempo (15)

ver mais
não entendo o porquê das avaliações baixas...
on 9/1/23


quem conhece o mínimo de clarice sabe que ela é intensa ao ponto de ser incompreendida em seus pensamentos. não é diferente o que acontece nesse livro. vi que muitas pessoas deram avaliações baixas justificando que se decepcionaram por ser um livro de citações selecionadas sendo que, uma pessoa que lê a sinopse vê que está claro que esta é a proposta e a falta de interpretação por parte dos leitores não justifica a nota que eles dão. não poderia deixar de destacar que esse é um livro... leia mais

Estatísticas

Desejam61
Trocam4
Avaliações 3.8 / 138
5
ranking 33
33%
4
ranking 36
36%
3
ranking 22
22%
2
ranking 9
9%
1
ranking 1
1%

11%

89%

Editora5
cadastrou em:
31/10/2014 10:42:36
Janaína
editou em:
28/07/2015 15:31:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR