Assombro

Chuck Palahniuk



Assombro





Fãs e detratores de Chuck Palahniuk, o cultuado autor de Clube da Luta, sabem o que esperar de sua ficção: humor negro, escatologia, absurdo, crítica à sociedade norte-americana, personagens inesquecíveis de tão esquisitos. Mas ele se supera em Assombro. Basta dizer que pelo menos 73 pessoas desmaiaram durante as leituras públicas de um dos textos que compõem o livro, gente que não teve estômago para suportar a aspereza da história, apesar do sarcasmo atenuador de Palahniuk. Para compreender tamanha comoção, só mesmo lendo Assombro.
A história começa com 18 escritores respondendo a um anúncio bastante suspeito: se eles quiserem finalmente criar a obra-prima que nunca conseguiram escrever, que abram mão de três meses de suas vidas num retiro criativo, longe das distrações do cotidiano. Todos eles aceitam a proposta, pensando que se hospedarão em algum tipo de spa ou ilha deserta, patrocinados por uma espécie de mecenas da literatura. No entanto, a situação em que eles se metem é bem diferente: ficam todos trancafiados durante os tais três meses num teatro abandonado, como ratos numa experiência científica ou participantes de um reality-show sombrio. Enquanto lutam pela sobrevivência, eles escrevem os 23 contos e 21 poemas de horror que compõem Assombro. Conforme aumenta o desespero dos personagens, suas histórias vão ficando mais e mais assustadoras.
O mais famoso desses contos é Tripas, o tal que levou dezenas de pessoas a perder os sentidos enquanto ouviam Palahniuk lê-lo em uma turnê de divulgação pelos EUA. A história é sobre adolescentes que buscam as mais inacreditáveis técnicas de masturbação. Suas experiências terminam invariavelmente em autoflagelação acidental. São cenas de horror extremo que Palahniuk cria com elementos do dia-a-dia, como velas, grãos de milho, amendoim e uma piscina. Não há monstros nem situações sobrenaturais. Talvez por isso mesmo o autor provoque tamanho pavor nos leitores.

Edições (1) ver mais
Assombro
Similares (1) ver mais
Semelhantemente
Resenhas (9) ver mais
Guts.
on 12/8/09


Se você não vomitou lendo "Crepúsculo", provavelmente possui estômago para esse.... leia mais
Estatísticas
Desejam279
Trocam2
Avaliações 4.1 / 291
5
ranking 44
44%
4
ranking 32
32%
3
ranking 14
14%
2
ranking 8
8%
1
ranking 2
2%

51%

49%

Palahniuk
cadastrou em:
06/01/2009 12:01:18


logo skoob
"Quem dedica boa parte de seu tempo livre às ferramentas de rede social, como Orkut e MySpace, tem agora um novo passatempo."

A Notícia