Fala, amendoeira

Fala, amendoeira Carlos Drummond de Andrade


Compartilhe


Fala, amendoeira





Em textos que falam, entre outros temas, do Rio de Janeiro, do cinema, da política e dos afetos, o autor oferece - com delicadeza, inteligência cortante e uma prosa a um só tempo clássica e moderna - um retrato do Brasil de seu tempo. E que, como sabemos hoje, alcançaria a eternidade.

Fala, amendoeira é uma reunião de crônicas originalmente publicadas no jornal Correio da Manhã, em que o poeta mantinha uma coluna desde 1954. Em texto introdutório, Drummond escreve uma espécie de tratado do gênero: "Este ofício de rabiscar sobre as coisas do tempo exige que prestemos alguma atenção à natureza - essa natureza que não presta atenção em nós. Abrindo a janela matinal, o cronista reparou no firmamento, que seria de uma safira impecável se não houvesse a longa barra de névoa a toldar a linha entre o céu e o chão - névoa baixa e seca, hostil aos aviões. [...]". Porque a crônica vive em grande parte desses contrastes, daquilo que poderia ter sido (antigamente, num tempo ameno, na infância do autor, numa era de ouro) e aquilo que de fato é (a vida em cidades que crescem e se transformam desordenadamente, o próprio envelhecimento do autor, as atordoantes mudanças de costumes a cada passagem de geração).

Não foi à toa que, à época da publicação do volume, Rubem Braga saudou o Drummond cronista. Como o autor capixaba, o mineiro investia com o arsenal clássico: memória, comentários sobre a mudança do tempo e dos costumes, críticas municipais, um pouco de vida literária e outros textos de circunstância. O Drummond de Fala, amendoeira é um dos grandes artífices da crônica. Injeta a medida certa de lirismo, é um observador astuto e mescla comentário com um pouco de ficção. Quanto à linguagem, estes textos são puro Drummond: calorosos e informais, suavemente cultivados e ligeiramente emburrado. Uma leitura sempre fluente e prazerosa.

Crônicas / Literatura Brasileira

Edições (4)

ver mais
Fala, amendoeira
Fala, Amendoeira
Fala, amendoeira
Fala, amendoeira

Similares

(6) ver mais
Contos de aprendiz
A bolsa e a vida
Contos de Aprendiz
O Meu Pé de Laranja Lima

Resenhas para Fala, amendoeira (8)

ver mais
O dia a dia de Drummond
on 8/7/20


Não faço a mínima ideia do contexto desse livro, mas eu amei a experiência de presenciar a visão de Carlinhos em algumas páginas.... leia mais

Estatísticas

Desejam22
Trocam4
Avaliações 4.0 / 146
5
ranking 36
36%
4
ranking 38
38%
3
ranking 22
22%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Pedro
cadastrou em:
16/03/2012 09:38:03
Alê | @alexandrejjr
editou em:
15/10/2021 12:24:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR