As Criadas

Jean Genet



As Criadas





Filho de prostituta e pai desconhecido, após abandonar a família adotiva, Genet passou a juventude em reformatórios e prisões onde afirmou sua homossexualidade. Enquanto compunha romances ou peças consagradas, criou uma mitologia pessoal marcada por escândalos, roubos e rixas. Colecionou uma sucessão de amantes, que o acompanharam pelo baixo mundo parisiense e conquistou assim a nata da intelectualidade européia. Seus primeiros trabalhos chamaram a atenção de Jean Cocteau, mas foi através da influência de Jean Paul Sartre que ficou famoso.


Foi também amigo de outras importantes personalidades de seu tempo: os filósofos Jacques Derrida e Michel Foucault, os escritores Juan Goytisolo e Alberto Moravia, os compositores Igor Stravinski e Pierre Boulez, o diretor de teatro Roger Blin, os pintores Leonor Fini e Christian Bérad, os líderes políticos Georges Pompidou e François Mitterrand.


A partir dos anos 70 até a sua morte, em 1986, engajou-se na defesa dos trabalhadores imigrantes na França, assumiu a causa dos palestinos e envolveu-se com líderes de movimentos norte-americanos como Panteras Negras e Beatnicks.

Edições (1) ver mais
As Criadas
Similares
Estatísticas
Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 17
5
ranking 41
41%
4
ranking 35
35%
3
ranking 18
18%
2
ranking 0
0%
1
ranking 6
6%

53%

47%

¿
cadastrou em:
15/04/2009 14:30:46


logo skoob
"Diferentemente das redes de relacionamento pessoal, o que importa no site não são as fotos dos usuários ou para que time eles torcem, e sim o que merece ou não ser lido."

Estadão