Eu, Robô

Isaac Asimov



Eu, Robô





Isaac Asimov vive circulando pelo espaço, achando histórias em estrelas e planetas distantes e nos visitando de vez em quando. O que poderia ser só uma licença poética para descrever seu ofício de autor de ficção científica é a mais pura verdade desde que um asteróide foi batizado com seu nome. Poucas honras poderiam ser maiores para um autor do gênero, e Asimov ainda tem outras: recebeu da Associação Americana de Escritores de Ficção Científica o título de Grande Mestre e escreveu quase 500 livros. Eu, robô é parte de uma das três grandes séries de Asimov ? Robôs, Fundação e Império. Retoma uma das personagens principais, a grande roboticista Susan Calvin, e a faz contar, em retrospecto, histórias que resumem a evolução da robótica. A narrativa engenhosa conduz o leitor com um didatismo disfarçado: levados pela imaginação e pelo humor de Asimov, nem nos damos conta da lição de história da robótica que acabamos aprendendo. Entre a babá da primeira história e a Máquina, com maiúscula, que controla toda a Terra, na última, há ainda espaço para robôs que enlouquecem, que fazem piadas, que lêem pensamentos e até robôs orgulhosos de serem mais espertos do que os seres humanos.. Eu robô também apresenta as três leis da robótica, outro alicerce da ficção científica. De acordo com elas, a primeira obrigação de um robô é proteger seres humanos, a segunda é obedecer às ordens de humanos e a terceira é se proteger. A aparente simplicidade esconde os numerosos conflitos que podem surgir, e servem de mote para mais de uma história. Eu robô foi adaptado para o cinema, e tem previsão de lançamento mundial em agosto.

Edições (9) ver mais
Eu, Robô
Eu, Robô
Eu, Robô
Eu, Robô
Similares (4) ver mais
Sonhos de Robô
Nós, Robôs
R.U.R.
Resenhas (81) ver mais
PARA PENSAR
on 8/1/09


De fato, Asimov estava à frente de seu tempo, quando escreveu toda sua obra sobre robôs. Obra essa que inspira produções de ficção científica até hoje! Diferente do filme (e eu li o livro antes dele), este livro vai muito mais além nas considerações sobre "o que é estar vivo", "o que é um robô" ou m... leia mais
Estatísticas
Desejam777
Trocam19
Avaliações 4.2 / 3.422
5
ranking 44
44%
4
ranking 34
34%
3
ranking 18
18%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

58%

42%

waltercruz
cadastrou em:
04/12/2008 15:48:38


logo skoob
"Diferentemente das redes de relacionamento pessoal, o que importa no site não são as fotos dos usuários ou para que time eles torcem, e sim o que merece ou não ser lido."

Estadão