Eu, Robô

Eu, Robô
4.37677 3254



Eu, Robô





Eu, Robô - Isaac Asimov vive circulando pelo espaço, achando histórias em estrelas e planetas distantes e nos visitando de vez em quando. O que poderia ser só uma licença poética para descrever seu ofício de autor de ficção científica é a mais pura verdade desde que um asteróide foi batizado com seu nome. Poucas honras poderiam ser maiores para um autor do gênero, e Asimov ainda tem outras: recebeu da Associação Americana de Escritores de Ficção Científica o título de Grande Mestre e escreveu quase 500 livros. Eu, robô é parte de uma das três grandes séries de Asimov ? Robôs, Fundação e Império. Retoma uma das personagens principais, a grande roboticista Susan Calvin, e a faz contar, em retrospecto, histórias que resumem a evolução da robótica. A narrativa engenhosa conduz o leitor com um didatismo disfarçado: levados pela imaginação e pelo humor de Asimov, nem nos damos conta da lição de história da robótica que acabamos aprendendo. Entre a babá da primeira história e a Máquina, com maiúscula, que controla toda a Terra, na última, há ainda espaço para robôs que enlouquecem, que fazem piadas, que lêem pensamentos e até robôs orgulhosos de serem mais espertos do que os seres humanos.. Eu robô também apresenta as três leis da robótica, outro alicerce da ficção científica. De acordo com elas, a primeira obrigação de um robô é proteger seres humanos, a segunda é obedecer às ordens de humanos e a terceira é se proteger. A aparente simplicidade esconde os numerosos conflitos que podem surgir, e servem de mote para mais de uma história. Eu robô foi adaptado para o cinema, e tem previsão de lançamento mundial em agosto.

Ficção científica

Edições (10)

ver mais
Eu, Robô
Eu, Robô
Eu, robô
Eu, Robô

Similares

(7) ver mais
I, Robot - Short Stories
Nós, Robôs
R.U.R.
LUZ E ESCURIDÃO
publicidade

Resenhas para Eu, Robô (110)

ver mais
PARA PENSAR


De fato, Asimov estava à frente de seu tempo, quando escreveu toda sua obra sobre robôs. Obra essa que inspira produções de ficção científica até hoje! Diferente do filme (e eu li o livro antes dele), este livro vai muito mais além nas considerações sobre "o que é estar vivo", "o que é um robô" ou mesmo "o que é um ser humano". Isaac Asimov trata de psicologia, religião, razão e sentimentos. Tudo isso através de robôs que, sendo uma criação humana, nos fazem olhar para nós mesmos e av...

Vídeos Eu, Robô (7)

ver mais

Resenha: Eu, Robô - por Aline T.K.M. (Livro Lab)

Eu, Robô (Livro + Filme)

Eu, Robô - Isaac Asimov

[Resenha] Eu, robô de Isaac Asimov


Estatísticas para Eu, Robô

Desejam1.149
Trocam34
Avaliações 4.2 / 3.988
5
ranking 45
45%
4
ranking 34
34%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

57%

43%

waltercruz
cadastrou em:
04/12/2008 15:48:38
Rogerio
editou em:
16/02/2015 09:39:26


logo skoob
"Quem dedica boa parte de seu tempo livre às ferramentas de rede social, como Orkut e MySpace, tem agora um novo passatempo."

A Notícia