Caminhos de João Brandão

Caminhos de João Brandão Carlos Drummond de Andrade


Compartilhe


Caminhos de João Brandão





A variedade, a delicadeza e a inteligência de um dos nossos maiores escritores em textos sobre as belezas (e as eventuais agruras) da vida cotidiana.

"João Brandão é figura singular na crônica brasileira. Não é pseudônimo, como o Manassés e o João das Regras que em momentos diferentes ocultaram Machado de Assis de seus contemporâneos. Tampouco é personagem de contornos detalhados e vida própria como Tia Zulmira ou Primo Altamirando, criaturas de Stanislaw Ponte Preta - este sim pseudônimo, que acabou sobrepondo-se a seu criador, Sérgio Porto. João Brandão poderia ser definido, pelo menos a princípio, como um alter ego de Carlos Drummond de Andrade, gauche como convém ao poeta e de participação um tanto episódica em sua longa carreira de cronista. Mas a melhor medida de sua importância talvez seja mesmo este livro, que saiu pela primeira vez em 1970 reunindo publicações da década anterior. "

É com essas palavras que o escritor e jornalista Paulo Roberto Pires, autor do esclarecedor posfácio desta edição, resume o papel da criação do cronista Carlos Drummond de Andrade. Embora figure numa pequena porção dos textos reunidos neste volume, o personagem drummondiano se impõe como uma consciência fluida - por vezes zombeteira, noutras melancólica - da vida e dos acontecimentos do Brasil das décadas de 1950 e 1960.

E vai além: João Brandão funciona como uma espécie de repositório das opiniões de toda uma fração da sociedade (em especial, a carioca) a respeito dos grandes e pequenos temas de seu tempo. As mudanças nos costumes, a mesquinhez da vida política, a brutalidade diária - tudo isso é traduzido em prosa clara, acessível e de leitura imensamente prazerosa. Porque Drummond é também um clássico da nossa crônica, tanto que seus textos não envelheceram um centímetro.

A despeito de serem (como toda crônica, aliás) bastante relacionados ao tempo em que foram escritos, os artigos ainda possuem relevância graças ao estilo desassombrado do autor e a algo quase inefável, mas que é fruto de um rigoroso trabalho de estilo ao longo de décadas colaborando com jornais: a leveza e a inteligência sutil e penetrante que abarcam praticamente todos os aspectos da vida social, cultural e emocional de uma grande cidade brasileira.

Crônicas / Literatura Brasileira

Edições (3)

ver mais
Caminhos de João Brandão
Caminhos de João Brandão
Caminhos de João Brandão

Similares

(1) ver mais

Resenhas para Caminhos de João Brandão (4)

ver mais
Espontâneo
on 1/5/20


"A raiz do homem vai tentar de de novo o ato de amar. Vai recomeçar. Vai continuar. Continuar."... leia mais

Vídeos Caminhos de João Brandão (1)

ver mais
Caminhos de João Brandão - Drummond

Caminhos de João Brandão - Drummond


Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 3.9 / 36
5
ranking 28
28%
4
ranking 44
44%
3
ranking 25
25%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Marcos
cadastrou em:
18/12/2015 16:10:58
Jenifer
editou em:
15/10/2021 22:57:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR